Vila Velha segue na missão de imunizar o maior número possível de munícipes e abre agendamento para mais de 10 mil doses de vacinas contra gripe e Covid, destinados aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, além de vacinas de rotina. Os interessados devem agendar via site (www.vilavelha.es.gov.br) a partir das 15h desta sexta-feira (21).

A vacina contra Influenza tem como público prioritário a população acima de 60 anos, gestantes, puérperas, crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, pacientes imunocomprometidos, pacientes de doenças crônicas não transmissíveis (respiratória, cardíaca, renal, hepática e neurológica) e outras condições clínicas especiais de qualquer idade (diabetes, imunossupressão, obesidade grau III, transplantados e portadores de trissomias). 

População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. Trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, servidores das forças armadas, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, portuários e os que atuam com transporte coletivo rodoviário.

Já contra Covid, as D1 e D2 serão destinadas a pessoas acima de 6 meses, a D3 a pessoas acima de 3 anos e a D4 para aqueles acima de 18 anos, que tomaram a D3 há pelo menos quatro meses e pessoas acima de 60 anos que tomaram a D3 há pelo menos três meses.

Poderão se imunizar com a Bivalente a população acima de 60 anos, gestantes, puérperas, pacientes imunocomprometidos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência, (ILP e RI) e seus trabalhadores; trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade. 

Pessoas com comorbidades (diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial , insuficiência cardíaca (IC), e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, doença renal crônica, hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, obesidade mórbida, síndrome de Down e outras síndromes genéticas, doença hepática crônica. Todos acima de 12 anos.

No momento do agendamento, o munícipe escolhe o local e o horário da sua imunização. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto. Também serão emitidas declarações de situação vacinal.

Fonte: Secom