No Brasil, 2.268 municípios manifestaram interesse no consórcio

A quantidade de cidades capixabas, que se manifestaram a favor de integrar o consórcio nacional para compra de vacinas contra a Covid-19, segue aumentando. De acordo com a lista disponível no site da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que coordena a ação, 12 municípios do Espírito Santo aderiram ao movimento até a tarde desta quarta-feira (10). 

Até o momento, 2.268 cidades do Brasil se manifestaram favoráveis a participar do consórcio para negociar a compra de vacinas diretamente com os laboratórios produtores do imunizante.

De acordo com a lista, as cidades capixabas que manifestaram interesse em participar do consórcio são Serra, Cariacica, Linhares, Colatina, Aracruz, Ibatiba, Ibitirama, Itapemirim, Marataízes, Mucurici, Santa Maria de Jetibá e Venda Nova do Imigrante.

Colatina anunciou nesta quarta a entrada no consórcio. A gestão vai aguardar as definições do consórcio para mensurar a quantidade de doses que poderão ser compradas.

Segundo a prefeitura, os imunizantes poderão ser adquiridos com recursos próprios ou advindos do Governo Federal.

O prefeito de Colatina Guerino Balestrassi se manifestou favorável para participar do consórcio, seguindo todos os protocolos da fase de imunização estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

“O consórcio é uma alternativa jurídica caso o Plano Nacional de Imunização não consiga dar conta de suprir toda a população de Colatina. O objetivo é reforçar ainda mais no combate ao novo coronavírus, mas seguindo todas as recomendações e orientações dos grupos de vacinação, de acordo com as determinações do Ministério da Saúde”, disse.

Na lista divulgada na última quinta-feira (4), eram cinco cidades com interesse no consórcio (Serra, Itapemirim, Linhares, Aracruz e Venda Nova do Imigrante). 

Fonte: Tribuna online