A equipe de guarda-vidas de Guarapari divulgou o balanço total da primeira quinzena de janeiro. Durante os 15 primeiros dias do ano, foram feitos 79 resgates, quatro atendimentos de afogamento – grau 1; 24 atendimentos pré-hospitalares, 420 orientações aos banhistas em área de risco , 94 localizações de crianças, sete localizações de idosos e 139 abordagem de pessoas que estavam praticando esporte em área irregular.
Leonardo Santos, gerente de salvamento marítimo, reforça o pedido aos banhistas para que se conscientizem de que no mar todo o cuidado é pouco. “Muitos banhistas se arriscam em áreas de risco e nem sempre aceitam o nosso alerta. Nesses primeiros 15 dias tivemos quatro afogamentos em grau 1, ou seja, pessoas que aspiraram uma quantidade mínima de água, mas o suficiente para produzir tosse. Algo que poderia ser evitado se as pessoas entendessem que nós salva-vidas estamos aqui para proteger dar dicas para o bem de todos”, disse Leonardo.
Segundo
Leonardo outra situação preocupante é a questão das crianças e dos
idosos perdidos nas praias. “Reforço a necessidade de atenção e cuidado
em relação a isso. Neste mês, os números aumentaram muito”, finalizou o
gerente de salvamento marítimo.
Projeto Praia Segura
Através do projeto Praia Segura, realizado pela Secretaria Trabalho, Assistência e Cidadania (Setac) e a Secretaria de Turismo, Empreendedorismo e Cultura (Setec), nesse verão, o grupo de Salvamento Marítimo continuará a exercer importante papel na busca e localização de crianças perdidas, especialmente na Praia do Morro, que possui expressiva extensão.
O trabalho já é desenvolvido por eles há alguns anos, mas neste verão, passa a ganhar mais divulgação, a fim de trazer mais segurança à população que vai desfrutar das praias, de forma segura.
O objetivo do projeto é orientar os banhistas do que fazer quando encontrar uma criança perdida na praia. O primeiro passo é levá-la até um dos postos do salvamento marítimo, que são seis ao longo da orla. Os profissionais estão preparados para tomar as providências necessárias.
Os postos de salvamento marítimo ao longo da Praia do Morro são:
· Posto 01: próximo ao quiosque nº. 02;
· Posto 02: Próximo ao estabelecimento Hamburgão;
· Posto 03: Próximo ao Shopping Praia do Morro;
· Posto 04: Próximo a Feira da Onda;
· Posto 05: Localizado no CIAC – Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão;
· Posto 06: Próximo à escultura do Marlin Azul.
Orientações aos banhistas
Evite locais e áreas sem supervisão dos guarda-vidas;
Converse com os profissionais de salvamento para saber mais sobre a maré, a profundidade, a presença de pedras, buracos e correntezas;
Água somente até a altura da cintura e não avance por mais de 50 metros no mar e nem com ela na altura do peito;
Evite áreas de difícil acesso como superfícies rochosas, pois podem estar escorregadias e provocar quedas;
Dê preferência a alimentos leves como frutas, biscoitos, picolés e líquidos;
Evite nadar ou mergulhar após a ingestão de lanches, refeições ou bebidas alcoólicas;
Evite brincadeiras como os conhecidos “caldos” ou simulação de afogamento;
Fique de olho nas crianças, indique onde elas devem tomar banho e não se afaste mais do que um braço de distância delas quando estiverem no mar;
Os cuidados com as crianças devem ser redobrados, por isso oriente previamente as crianças a procurarem os salva-vidas, caso se percam;
Caso encontre uma criança perdida, procure um salva-vidas, posto de salvamento marítimo ou o um policial militar;
Ao presenciar uma situação de perigo com outro banhista, chame alguém capacitado que estiver por perto, como o salva-vidas ou ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros.