Se a fase classificatória dos Estaduais terminasse nesse fim de semana, vários dos grandes clubes brasileiros estariam eliminados da competição. Pelo Paulista, o Corinthians ocupa a última posição do Grupo D, após completar quatro partidas sem vitória, e sua torcida vê cada vez mais próxima a possibilidade de um vexame.
Em Minas, o Cruzeiro é apenas o quinto colocado do Estadual. Somente os quatro melhores jogam a próxima fase. Não passa pela cabeça dos cruzeirenses uma nova humilhação – três meses após o clube ser rebaixado pela primeira vez no Brasileiro.
No Rio, completadas duas rodadas da curta Taça Rio, com cinco jogos para cada equipe antes das semifinais, Vasco e Botafogo se encontram na mesma situação – não pontuaram o suficiente até agora para ocupar posição que os credenciasse a chegar ao mata-mata.
Até mesmo em Pernambuco, outro grande, o Sport, que volta à Série A do Brasileiro este ano, passa por sufoco no Estadual. Está em quinto lugar, apenas um ponto à frente do sétimo, o Central. Os quatro últimos, ou seja, os clubes que terminarem a primeira fase do 7º ao 10º, vão disputar um quadrangular para se conhecer os dois rebaixados.
Mas, pelo menos no caso do Sport, o clube estaria hoje classificado para as quartas de final. Em Pernambuco, os dois primeiros da fase inicial já pulam direto para a semifinal – vagas que têm no momento Santa Cruz e Salgueiro como favoritos.
Com a proximidade da reta final dos Estaduais, a reação de Corinthians, Cruzeiro, Vasco e Botafogo tem de ser rápida. Se isso não se concretizar, dias muito turbulentos vão agitar esses clubes às vésperas do Brasileiro.
Fonte: Lance