Em Brasília o semestre de aulas da UNB foi cancelado e a capital conta com 135 casos de Covid-19

Em Brasília o semestre de aulas da UNB foi cancelado e a capital conta com 135 casos de Covid-19

No Distrito Federal médicos denunciam a falta de equipamentos para combater o novo virus. Enquanto isso o ICMS em cima do álcool em gel foi zerado pelo Governo do Distrito Federal. Já são 135 pacientes com a doença. Quatro a mais do que apresentou o último balanço.

Nesta segunda-feira (23) o presidente Jair Bolsonaro voltou atrás e revogou a MP que permitia suspensão de contratos trabalhistas. 

O petista ex-candidato à presidência, Fernando Haddad declarou que “é duro ter que lidar com um vírus e um verme, simultaneamente”. Fazendo relação a Bolsonaro. 

A Espanha superou a marca de 2 mil mortos. Na Itália, país mais atingido pela pandemia, já são mais de 6 mil óbitos. 

Veja os destaques do Jornal de Brasília

  • Coronavírus no DF 

O Governo do Distrito Federal divulgou mais uma atualização do número de casos de coronavírus na capital. O número de casos confirmados subiu para 135. São quatro a mais em relação ao último boletim divulgado no domingo (23).

Após início da fiscalização aos comércios, o Governo do Distrito Federal fez novo estudo acerca dos estabelecimentos que, por serem de natureza essencial, podem permanecer abertos. Oficinas mecânicas, fábricas de bolos, concessionárias de veículos e estandes de venda de imóveis estão entre as atividades que são permitidas.

A Universidade de Brasília (UnB) suspendeu, por completo, o calendário acadêmico para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Até então, apenas as aulas presenciais estavam canceladas e o semestre letivo continuava por meio de atividades virtuais.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, médicos e residentes denunciam que equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas, máscaras cirúrgicas e até capotes estão em falta em alguns hospitais públicos do DF.

Nesta segunda-feira, começou a funcionar a tenda montada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante para atender pacientes com sintomas de problemas respiratórios. A estrutura ficará aberta à população todos os dias.

Após a Justiça Federal autorizar o GDF a reduzir e isentar a alíquota do ICMS nas operações internas e de importação de itens essenciais para o combate ao novo coronavírus, o governo publicou decreto determinando a isenção dos itens.

  • Coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou que o Brasil já tem 1.891 casos confirmados e 34 mortes em decorrência do novo coronavírus. Na tarde de ontem eram 1.546 casos confirmados e 18 mortes.

O escritor e ideólogo Olavo de Carvalho alegou que a pandemia do novo coronavírus, que já matou 34 pessoas no Brasil, “simplesmente não existe”.

A população tem aprovado mais as medidas tomadas pelos governadores do que as do presidente Jair Bolsonaro quando o assunto é combate ao coronavírus. É o que aponta uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira. 

Lideranças do Congresso articulam a apresentação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para permitir um “orçamento de guerra” e agilizar a implementação das ações de enfrentamento da crise provocada pela pandemia da covid-19.

Após atacar governadores e chamá-los de “exterminadores de empregos”, o presidente Jair Bolsonaro informou que deve ouvir nesta data governadores das regiões Nordeste e Norte. Os encontros serão separados e ocorrerão por videoconferência.

O ex-prefeito de São Paulo e ex-candidato à Presidência em 2018, Fernando Haddad, usou suas redes sociais para criticar o atual presidente. Haddad discorda de posicionamentos de Bolsonaro na área da saúde. “É duro ter que lidar com um vírus e um verme, simultaneamente”, disse. 

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, anunciou o envio de uma carga de ventiladores pulmonares e máscaras de proteção pelo Brasil.

A Prefeitura de Porto Alegre publicou dois decretos que restringem a circulação de idosos na cidade por 30 dias.

Devido à pandemia do novo coronavírus, moradores de diferentes comunidades do Rio de Janeiro relataram, nas redes sociais, mensagens de milicianos e traficantes impondo toque de recolher aos moradores.

A Petrobras informou que desembarcou oito colaboradores da plataforma P-67, entre os dias 21 e 22 de março, por recomendação médica. A medida obedece ao protocolo já divulgado de medidas de prevenção ao coronavírus adotadas em plataformas, informou a companhia.

O Ministério da Saúde publicou, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), portaria para regulamentar atendimentos médicos a distância, por teletrabalho. A liberação da telemedicina ocorrerá excepcionalmente durante o período de pandemia do novo coronavírus.

Fonte: Jornal de Brasília