Ele anunciou a flexibilização para a abertura do comércio em 72 municípios do interior do estado
O governador Renato Casagrande anunciou, no final da tarde deste sábado, novas medidas para evitar a proliferação do Novo Coronavírus no Espírito Santo. Na fala, ele destacou que toda a região da Grande Vitória segue dentro do grupo de risco considerado alto. Por este motivo, medidas mais rígidas serão adotadas.
Mesmo após anunciar a flexibilização para a abertura do comércio em 72 municípios do interior do estado, Casagrande destacou que a situação permanece com as mesmas regras para os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Alfredo Chaves, que também está no mesmo grupo de risco.
Para a região Metropolitana, Casagrande ainda informou que novas regras passam a valer para o sistema Transcol, a partir de quarta-feira (22), com o uso exclusivo do Cartão GV e a restrição para circulação de coletivos apenas com passageiros sentados.
Para evitar uma maior contaminação nestes municípios, o governador ainda falou em uma espécie de ‘isolamento’ da região. “Vamos tratar de isolar a Grande Vitória. Aqui tem 87% dos casos. Falo no sentido de controlar, em um viés sanitário, a entrada e saída da região Metropolitana. Não dá para tratar aqui os municípios de forma diferenciada”, disse.
Ele ainda citou a decisão do prefeito de Vitória sobre a proibição da realização de feiras livres na capital. “Hoje o prefeito Luciano Rezende tomou a decisão correta. Feira é o foco de transmissão. Pode ir, mas tem que isolar, usar máscara. A gente precisa tomar medidas conjuntas aqui”, disse.
Mais cedo, durante coletiva, Casagrande afirmou que as prefeituras serão responsáveis por criar mecanismos para o cumprimento das determinações do Estado em relação ao combate ao coronavírus. O governador do Estado, Renato Casagrande, disse que cabe aos prefeitos cumprir o que definem os protocolos anunciados neste sábado.
“Cada município com até 50 mil habitantes terá que instalar um sistema de comando de operações e um plano de contingência. É um grupo envolvendo secretarias de saúde, Defesa Civil municipal e outras pessoas da sociedade para que elabore um plano de trabalho para poder acompanhar as pessoas suspeitas, infectadas para que o vírus não se dissemine”
Acima de 50 mil habitantes deverão ser instalados dois comandos de operações. “Um geral, para cuidar de todas as medidas e outro de saúde, para se concentrar nessa área. Tenho uma reunião na noite deste sábado (18) para passar todas essas medidas para os prefeitos”, disse o governador.
Os municípios também deverão criar um disque-aglomeração, por exemplo, para que não haja concentração de pessoas, orientar para usar máscaras e medidas de higiene, abordagem das pessoas para orientação.
Também estão entre as medidas comunicação social, por meio de rádio, carros de som e recomendação expressa para que as pessoas dos grupos de risco permaneçam em isolamento total.
“Estamos com recomendação a todos que usem máscaras. No comércio, que vai reabrir segundo em cidades com risco leve, é obrigatório o uso por todos os funcionários de lojas e será recomendado ao consumidor, mas vamos incentivar o uso de máscaras. Aqui na Grande Vitória, por exemplo, vamos distribuir um milhão de máscaras em terminais a partir desta semana”, disse o governador.
Fonte: Folha Vitória