Apesar de as regras para o isolamento social continuam as mesmas na Grande Vitória, é nítido que nos últimos dias houve um aumento de pessoas circulando pelas ruas dos municípios da região metropolitana
Apesar do decreto que flexibilizou a abertura do comércio em 72 municípios do interior do Espírito Santo, as regras para o isolamento social continuam as mesmas na Grande Vitória. Mesmo assim, é nítido que nos últimos dias houve um aumento de pessoas circulando nos municípios da região metropolitana.
As autoridades reforçam a importância da população seguir as recomendações para ficar em casa sempre que possível, sob pena de ver o número de casos da covid-19 no estado dar um salto acima do esperado.
O médico infectologista Crispim Cerutti explica que, mesmo que o número de casos registrados até aqui seja menor do que o estimado inicialmente para o Espírito Santo, a chamada curva de expansão do vírus continua crescendo e dobra o número de casos a cada sete dias. O especialista acredita que, se o isolamento social afrouxar agora, há risco do estado chegar a 30 mil casos até o início de junho.
“A estimativa do Estado era de 8 mil casos no ápice da epidemia, que seria em meados de maio. Isso pode ser 10 mil. E se as pessoas continuarem circulando, esse ápice pode não acontecer, a curva pode continuar subindo, e aí, em mais duas semanas de incremento, esse número triplicaria. Então para o início de junho, nesse comportamento de curva, sem deflexão, a gente pode chegar a 30 mil casos no estado”, alertou.
De acordo com a última atualização do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 1.351 casos do novo coronavírus já foram confirmados no Espírito Santo. Além disso, foram registradas 37 mortes e 342 pacientes ficaram curados da doença em todo o estado.
Ações nos municípios
O secretário de Defesa Social e Trânsito de Vila Velha, Oberacy Emerich, informou que já foram feitas mais de 4 mil abordagens, com fechamento de 460 estabelecimentos no município. Ele também reforça o pedido para que as pessoas fiquem em casa durante a pandemia.
“Respeitar a orientação dos guarda-vidas nas praias e respeitar a ação da Guarda Municipal, que tem sido incessante e constante, no sentido de dizer para as pessoas para que fechem os estabelecimentos não essenciais — é muito importante isso —, que usem as máscaras, que é necessário ficar em casa, que o isolamento não acabou e que a situação continua muito séria”, ressaltou.
Já a gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Vitória, Arlete Frank Dutra, disse que o Município baixou decretos e normas para conscientizar a população e os comerciantes, com fiscalização rotineira.
“A nossa equipe de fiscalização, tanto da vigilância sanitária quanto dos setores das outras secretarias, está fazendo abordagens de forma rotineira nos locais onde tem um número importante desses comércios. A população também está sendo orientada para manter o isolamento social e fazer o uso de máscara, que passou a ser uma regulamentação obrigatória para toda a população”, destacou.
Por meio de nota, a Prefeitura de Cariacica disse que já foram fechados mais de 250 estabelecimentos no município, e que, além de fiscais, faz orientações por meio de faixas e carros de som. Além disso, estão disponíveis dois números de telefone para denúncias de aglomerações e comércio irregular em Cariacica.
Também por nota, a Prefeitura da Serra disse que está informando e orientando a população quanto à importância de manter o distanciamento social, a fim de evitar contaminação. Para isso, a prefeitura tem usados folhetos, informes em redes sociais e carro de som para sensibilizar a população. A administração municipal afirmou ainda que também atua fiscalizando e punindo estabelecimentos comerciais que não cumprem as normas impostas pela situação da pandemia.
Fonte: Folha de Vitótia