De acordo com o governador, os dados serão avaliados e, dependendo do número de doentes em cada cidade, o ranking dos municípios pode ser alterado

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou nesta sexta-feira (24), que a Secretaria de Saúde deve divulgar a atualização do mapa de risco do coronavírus nos municípios do Espírito Santo neste sábado (25). 

“Dependendo do número de pessoas contagiadas em cada município, o mapa de risco pode ser alterado, e como nós anunciamos no sábado passado, todo sábado haverá um novo mapa de risco para verificar se o município se manteve em um  risco baixo, se o município avançou para um risco moderado ou se ele se transformou num risco alto”, disse Casagrande.

O governador também reforçou que os gestores municipais peçam aos moradores, comerciantes e industriários para que sigam o protocolo de prevenção. “Para que a gente possa continuar convivendo com o objetivo de preservar vidas e ao mesmo tempo de autorizar alguma atividade econômica. Isso vai depender muito de nós, se a gente conseguir, de fato, isolar as pessoas suspeitas e as pessoas que estão com a doença confirmada”, completou.

No início do pronunciamento, Casagrande também lembrou das dificuldades para comprar respiradores e disse que está buscando parcerias para equipar os leitos destinados ao atendimento dos pacientes com coronavírus.

Além disso, o governador também pontuou sobre a importância do uso das máscaras faciais e da necessidade do isolamento social, recomendado por autoridades médicas de todo mundo e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Crise na política

Casagrande também falou a respeito da saída de Sérgio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da consequente crise política instalada no país.

Segundo o governador, essa instabilidade política no Brasil tem dificultado as ações internas do Governo do Estado, especialmente as relacionadas à pandemia do novo coronavírus.

Fonte: Folha vitória