Devido a pandemia, novas regras deverão ser seguidas no Espírito Santo inclusive na hora do eleitor votar. O TRE-ES divulgou quais são as orientações
No dia 15 de novembro 2.810.132 eleitores espiritossantenses estarão aptos para ir às urnas e escolher seus representantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Devido a pandemia do coronavírus, o período de votação foi ampliado em uma hora. A votação no dia 15 de novembro será das 07 às 17 horas, sendo que os idosos terão horário preferencial das 07 às 10 horas.
A Justiça Eleitoral vai fornecer aos mesários máscaras de proteção facial em quantidade suficiente para que sejam substituídas a cada quatro horas, viseiras plásticas (face shields), álcool em gel de uso individual para higienização das mãos e álcool 70% para higienização das superfícies (mesas e cadeiras) e objetos (canetas) na seção eleitoral.
Dicas e regras
Os eleitores e trabalhadores do pleito devem seguir alguns procedimentos para garantir a segurança sanitária.
Veja quais são:
>> Distanciamento mínimo de um metro na fila e também dentro da seção, entre mesários e eleitores;
>> Apresentação do documento oficial com foto à distância;
>> Orientação para o eleitor levar a própria caneta para assinar o caderno de votação e higienização das mãos do eleitor antes de fazer essa assinatura;
>> Higiene antes e depois do voto: quando a urna for habilitada, o eleitor deverá se dirigir à cabine de votação, digitar os números dos seus candidatos e apertar a tecla “confirma” após cada voto. Ao final, deverá higienizar as mãos com álcool em gel novamente e se retirar da seção eleitoral.
Robô virtual
Um robô irá ajudar os eleitores capixabas com dúvidas sobre as eleições, marcadas para o dia 15 de novembro, no primeiro turno, e 29 de novembro nos municípios com segundo turno.
O chatboot foi desenvolvido pelo Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES).
O programa, apelidado de Bel (Bot ELeitoral), foi desenvolvido para utilização nos celulares Android e IOs, bem como em computadores e notebooks.
A assistente virtual irá esclarecer dúvidas sobre a regularidade da situação do eleitor, o número da inscrição eleitoral, o local de votação, os procedimentos de segurança do processo eleitoral e informações sobre voto em trânsito. A Bel também aceita comandos de voz.
Os eleitores podem conversar com a Bel pelo endereço eletrônico e interagir com a assistente virtual. Quem preferir também pode interagir pelo WhatsApp do TRE-ES. Basta adicionar o telefone 27 2121 8403 à lista de contatos, ou através deste link.
As informações são do Tribunal Regional Eleitoral no Espírito Santo (TRE-ES).