Número equivale a 25% de toda a população capixaba
Com a proximidade da liberação de uma vacina contra a covid-19 no Brasil, os Estados seguem se organizando para imunizar a população. Mesmo com dois pedidos em análise na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo um do Instituto Butantan e outro da Fiocruz, ainda não é possível saber qual será vacina aplicada.
Uma estimativa, no entanto, já foi apontada para o Espírito Santo: a expectativa de que 1 milhão de pessoas sejam vacinadas no primeiro mês de campanha. Este número, que equivale a um quarto da população, no entanto, depende de diversos fatores.
O dado foi reforçado pela Secretaria de Estado da Saúde, em uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (11).
Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, o Espírito Santo pode alcançar este número pelo quadro atual existente: ao todo são 497 salas de vacinas fixas no Estado. Reblin explicou que, em 20 dias úteis em média, este montante de 1 milhão de pessoas vacinadas, o que daria uma média de 100 pessoas imunizadas por dia.
O subsecretário enfatizou que este número de pontos de vacinação pode aumentar na campanha de vacinação, de acordo com a estratégia elaborada em cada município. No entanto, ele ponderou que este índice depende do principal: a chegada e a quantidade de vacinas que virão para o Estado.
“A gente está preparando a questão de logística para que, em um curto espaço de tempo, num prazo de 48 horas da chegada no Estado, elas já estejam com os municípios. Nós estamos prontos, mas vai depender da quantidade de vacinas e qual a meta estabelecida para que a gente consiga a chamada imunidade coletiva”, explicou Reblin.
Fonte: Tribuna online