Um ano de ações contra o Covid-19 no Brasil Nesta sexta-feira (26), faz um ano que o Brasil identificou a primeira contaminação pelo novo coronavírus. Desde então, tudo passou a ser diferente, Estados e Municípios adotaram medidas para conter a Covid-19. Em Guarapari, a Prefeitura criou o Comitê Municipal de Combate a Pandemia, realizou investimentos, campanhas de consciencialização, entre outros.
Com o objetivo de garantir ainda mais qualidade e segurança aos pacientes atendidos na Unidade de Pronto Atendimento, o município criou o ambulatório para pacientes com síndromes gripais, que funciona 24h por dia e, até o momento, contabiliza mais de 30 mil atendimentos. A Semsa ampliou também a Assistência Farmacêutica da UPA e realizou a locação de ambulâncias.
A gestão realizou neste período, mais de 100 ações de conscientização e enfrentamento à doença, em muitas dessas ações foram distribuídas máscaras e álcool em gel. Além disso, a Semsa realiza a desinfecção de ambientes públicos de forma contínua e monitora os casso positivados e hospitalizados. Foi ampliado o quadro de profissionais da saúde e capacitação da equipe.
Até o momento, foram publicados mais de 40 decretos relacionados a pandemia, com medidas para amenizar os impactos econômicos da pandemia e combater a circulação da doença na cidade. Além disso, a Semsa publicou sete recomendações técnicas sobre os processo de trabalho.
Através da Secretaria Municipal da Fazenda, o município prorrogou os prazos de pagamentos de tributos como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU/2020) e o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN/2020).
Ações de fiscalização, realizadas pela Semsa, através da Vigilância Sanitária, Secretaria de Postura e Trânsito (Septran), Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (Semag), juntamente com Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foram intensificadas, para conter aglomerações.
Barreiras sanitárias forma instaladas nas três entradas da cidade, com o objetivo de fiscalizar e orientar os turistas. Foi criado pelo município o Disque-denúncia e o Disque-aglomeração.
Vale ressaltar que até essa quinta-feira (25), Guarapari contabiliza 9323 casos confirmados, desses 8753 curados e 223 mortos. O município já vacinou 2294 com a primeira dose e 422 com a segunda dose.
Fonte: PMG