Vacina ainda não foi aprovada pela Anvisa; Governador Rui Costa (PT) defende permissão para aplicar imunizantes aprovados por autoridades internacionais

O  Governo da Bahia vai entrar com uma nova ação no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando a permissão para aplicar vacinas contra Covid-19 que ainda não possuem autorização da Anvisa, mas que possuam aprovação de órgãos internacionais.

Segundo o governador Rui Costa, a medida tem como objetivo viabilizar o acesso à vacinação. O estado da Bahia deve assinar contrato com a União Química para a compra da vacina Sputnink V ainda essa semana. Segundo o governador, a farmacêutica pode fornecer cerca de 6 milhões de doses até abril para “o nordeste”.

Rui Costa também deve se reuniar com a farmacêutica Janssen nesta segunda-feira (1º) para tratar da compra dos imunizantes norte-americanos.

“A procuradoria ingressará com nova ação para que torne explícita (possibilidade de aplicação de vacina sem aval). A decisão até agora permite até a compra (de vacinas sem permissão da Anvisa), mas não a aplicação. Vamos pedir a liberação de vacinas com aprovação em órgãos internacionais e que selecionados, aplicando em diversos países”, disse o governador.

Fonte: Ultimosegundoig