Informação foi divulgada pelo secretário de Estado da Saúde, nesta segunda-feira (29)

Cerca de 24 municípios capixabas vão permanecer em risco alto para contágio do novo coronavírus (Covid-19) na próxima segunda-feira (5). A informação foi divulgada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante uma coletiva de imprensa na tarde desta segunda (29).

De acordo com Nésio, o próximo domingo (4) é o último dia de quarentena no Estado e, na segunda-feira (5), o Estado volta a ser gerido pelo Mapa de Risco, que é montado a partir da taxa de ocupação de leitos para Covid.  

Atualmente, o Estado não está sob a gestão do Mapa de Risco, que determina as restrições para cada cidade, porque todos os municípios estão em nível de risco extremo. A medida está valendo desde o último dia 18, primeiro dia de restrições mais rigorosas em todo o Espírito Santo, até o dia 4 de abril.

Em coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira (29), Nésio Fernandes informou que a taxa de ocupação deve se manter acima de 90% durante todo o mês de abril, o que vai influenciar nas medidas restritivas para cada cidade.

“A partir da próxima semana já está definido que o Estado passará a ser gerido novamente pelo Mapa de Gestão de Risco. E, estando a taxa de ocupação acima de 90% nós teremos pelo menos 20 a 24 municípios permanecendo no risco alto no início da próxima semana”, afirmou o secretário.

Com isso, nas cidades que estiverem em risco alto, as aulas presenciais continuam suspensas e bares restaurantes e comércios continuam com algumas restrições para funcionamento.

No final da coletiva, o secretário da Saúde pediu que as pessoas cumpram o isolamento social, para que o Estado consiga resistir a essa fase da pandemia. 

“Peço que a população apoie o isolamento, pratique o isolamento, e que a gente consiga resistir a esses dias que vamos viver nessa semana, até o próximo domingo, com a quarentena estabelecida no Espírito Santo”, afirmou.

Fonte: Tribuna Online