Horas depois, afirmou que ‘tanto faz’
Mudança seria pedido próprio
Assumirá superintendente em PE
Presidente disse que seria o do AM
‘Quem manda sou eu’, chegou a dizer
Horas depois, afirmou que ‘tanto faz”
Corporação afirma que alterações desse tipo são ‘normais’ em governos novos.
A PF (Polícia Federal) informou em nota (leia a íntegra no fim desta reportagem) divulgada nesta 6ª feira que o Superintendente Regional do órgão no Rio, Ricardo Saadi, será trocado por Carlos Henrique Oliveira Sousa, atual Superintendente Regional em Pernambuco. A mudança, diz a PF, acontece por vontade do próprio Saadi.
A corporação afirma ainda que alterações desse tipo são “normais” em governos novos e diz que só neste ano foram 11 trocas de superintendentes. No caso de Saadi, a mudança estaria sendo planejada “há meses” por desejo de trabalhar em Brasília.
Receba a newsletter do Poder360
todos os dias no seu e-mail
Na 5ª feira (15.ago.2019), o presidente Jair Bolsonaro disse que trocaria Saadi por problemas de “gestão e produtividade”. Segundo Bolsonaro, porém, o substituto seria o chefe da PF no Amazonas, Alexandre Silva Saraiva. Depois de a PF anunciar o nome de Carlos Henrique Oliveira Sousa, o presidente disse, nesta 6ª, que ele é quem manda.
“Se ele [Sergio Moro, ministro da Justiça] resolver mudar, vai ter que falar comigo. Quem manda sou eu… deixar bem claro”, foi o comentário de Bolsonaro sobre a possível mudança dos nomes para o cargo. “Eu dou liberdade para os ministros todos. Mas quem manda sou eu”, acrescentou.
Horas depois, também nesta 6ª, o presidente recuou e afirmou que “tanto faz”. “Se vier o de Pernambuco, não tem problema não”, disse, segundo o portal G1.
Confira a íntegra da nota da PF:
“A Polícia Federal informa, em relação à substituição do Superintendente Regional no Estado do Rio de Janeiro, que a troca da autoridade máxima do órgão no estado já estava sendo planejada há alguns meses e o motivo da providência é o desejo manifestado, pelo próprio policial, de vir trabalhar em Brasília, não guardando qualquer relação com o desempenho do atual ocupante do cargo.
A substituição de superintendentes regionais é normal em um cenário de novo governo. De janeiro para cá, a PF já promoveu a troca de 11 superintendentes.
O nome do substituto, escolhido pela Direção Geral da Polícia Federal, é o do delegado de polícia federal Carlos Henrique Oliveira Sousa, atual Superintendente Regional em Pernambuco.”
Autores