O navio da Dinamarca veio do Porto de Santos e estava em quarentena desde o dia 26 de julho, quando tripulantes testaram positivo para a covid-19
Os 22 tripulantes do navio Robert Maersk, atracado no Porto de Vitória desde o dia 26 de julho após 11 testarem positivo para a covid-19, passarão por novos testes nesta segunda-feira (9).
Segundo a Codesa, a quarentena chegou ao fim no domingo (8), e agora, conforme os resultados da testagem, serão aguardadas outras recomendações ou solicitado à Anvisa a desatracação da embarcação.
Leia também: Tripulantes de navio serão testados novamente em 14 dias
O navio da Dinamarca veio do Porto de Santos, em São Paulo, e chegou ao Espírito Santo no dia 26 de julho, quando dois tripulantes começaram a apresentar os primeiros sintomas. Eles foram atendidos por um médico em Vitória e continuam hospitalizados.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após os dois primeiros resultados positivos, foi solicitada a testagem de todos à bordo, que resultou em outros 9 positivados, sendo um total de 11 casos dentre os 22 tripulantes.
A embarcação, que faz cabotagem na costa brasileira, trouxe 20.900t de combustível. Apesar de ter bandeira estrangeira, o navio é afretado por uma empresa brasileira.
Leia também: Navio em quarentena no ES: metade dos tripulantes testam positivo para covid-19
Os 11 tripulantes ativos, que não testaram positivo para o novo coronavírus, realizaram a finalização da descarga. O combustível é desembarcado diretamente, em tubulações, para o tanque da empresa operadora.
Em maio, hotel de Vitória foi isolado após indianos testarem positivo para covid-19
Em maio deste ano, um hotel localizado na Praia de Camburi, em Vitória, foi fechado após três indianos apresentarem sintomas de covid-19. Eles foram testados e apenas um teve o diagnóstico confirmado.
O grupo de indianos, composto por um comandante e dois marinheiros, chegou ao Espírito Santo em um voo vindo de São Paulo. Eles levariam um navio atracado no litoral capixaba para a Índia.
Ao todo, 94 pessoas ficaram isoladas no hotel desde a confirmação de que o hóspede indiano estava infectado com o novo coronavírus. Todos elas foram submetidas a testes RT-PCR, que foram realizados na área da piscina.
De todas as pessoas que estavam isoladas no hotel, apenas um dos três indianos testou positivo para a covid-19.
Um exame feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em uma amostra desse indiano, apontou que ele foi infectado com a variante P1 do coronavírus, identificada primeiramente no Amazonas.
Saiba mais: Indiano em hotel de Vitória é diagnosticado com variante brasileira P1 do coronavírus
Fonte: Folha Vitória