O lar de longa permanência foi fechado pela vigilância sanitária do município
Mais de 30 idosos foram encontrados desnutridos em uma casa de longa permanência, em Cariacica. O espaço foi fechado, nesta quinta-feira (18), pela vigilância sanitária do município.
A ação faz parte da Operação Vetus II, realizada por meio da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso (Depi). A mobilização faz parte de uma ação nacional coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).
De acordo com a titular da Depi, delegada Milena Gireli, o lar de longa permanência fechado em Cariacica é considerado inadequado para os idosos.
“Era um local inadequado com registro de 31 idosos e tinha 34. Não tinha nenhuma gestão, não havia comida na geladeira e os idosos aparentavam desnutrição com a possibilidade de ocorrer a privação de alimentos ou alimentação inapropriada”, disse.
A Prefeitura de Cariacica informou que o asilo possui licença sanitária vigente até agosto de 2023, porém devido às condições higienicossanitárias atuais na instituição, a Vigilância Sanitária irá entregar no local um auto de infração e um termo de interdição nesta sexta-feira (19).
Os idosos, segundo a polícia, estão procurando outros abrigos e entraram em contato com os familiares. Ainda de acordo com a polícia, será instaurado um inquérito para investigar o caso.
Mais de 170 idosos foram vítimas de violência neste ano na Grande Vitória
Entre março e novembro deste ano, 176 idosos vítimas de violência foram atendidos durante operações policiais na Grande Vitória. De acordo com a Polícia Civil, cerca de 92 diligências resultaram na abertura de nove inquéritos policiais.
Durante os sete meses, 103 denúncias recebidas através do canal do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e de canais locais foram apuradas pelos polícias.
A polícia destacou que as denúncias de violência podem ser realizadas pelo Disque 100 e do Disque-Denúncia. Elas são gratuitas e podem ser anônimas.
Fonte: Folha Vitória