Segundo bombeiros há “99% de chances” da barragem da Usina do Carioca se romper em Pará de Minas
Aprefeitura do município de Pará de Minas (MG) emitiu um alerta aos moradores da cidade após as fortes chuvas que vem atingindo o município. O alerta solicita que a população deixe suas casas devido iminente risco de um rompimento da barragem da Usina do Carioca.
A represa foi analisada por autoridades e classificada como situação “crítica”. A prefeitura monitora a barragem com equipes da Defesa Civil. “Esse é um alerta sério, e nós pedimos a todos vocês que passem esse alerta. É um risco devido às intensas chuvas. E, para evitar, uma tragédia maior, estamos fazendo esse alerta”, comunicou a prefeitura nas redes sociais.
A cidade fica localizada a cerca de 83 km de Belo Horizonte. Dez cidades que fazem parte da região metropolitana de Belo Horizonte amanheceram neste domingo (9) com moradores ilhadas e pontos de alagamentos após chuvas durante a madrugada.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, houve mais de 120 ocorrências de resgate com pessoas ilhadas na região. Na cidade de Nova Lima, as águas atingiram cerca de 2,5 metros pelo bairro de Honório Bicalho.
Até a o período da manhã deste domingo cerca de 124 chamados de resgate de pessoas ilhadas já haviam sido registrados pelo Corpo de Bombeiros, em dez cidades da região metropolitana:
- Betim
- Brumadinho
- Contagem
- Juatuba
- Mário Campos
- Mateus Leme
- Nova Lima
- Raposos
- Rio Acima
- Sabará
Um Bombeiro militar informou os moradores de Pará de Minas que há “99% de chances” da barragem da Usina do Carioca se romper. A prefeitura oferece auxilio a população e disponibiliza abrigo.
Fonte: I7 News