Com campanhas iguais, equipes rivais aparecem coladas na tabela de classificação do Campeonato Carioca
Em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Carioca, que foi desmembrada por conta da Supercopa, Botafogo e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira (23), às 20h, no Estádio Nilton Santos.
O duelo marca duas equipes com campanhas iguais e que buscam vantagem nas semifinais mesmo com situações diferentes quanto a elenco.
Isso porque dos quatro grandes do Rio, o Botafogo é o único que tem um time com status de “provisório”, já que o empresário John Textor, comprador de 90% das ações do clube, promete reforços apenas para o Campeonato Brasileiro. Um elenco recheado de jovens, mesclados com experiência e líderes do grupo, mas que vem alcançando seus objetivos no torneio estadual.
O clássico contra o Flamengo será mais uma “prova de fogo” para nivelar os jogadores do Glorioso antes mesmo da reformulação do time. Para o duelo, o interino Lúcio Flávio contará mais uma vez com o recém-reintegrado Chay, que é um dos pilares do sistema tático do time – que ainda carrega bagagem do trabalho de Enderson Moreira.
No outro lado da moeda, vem um Flamengo “mordido” após perder a Supercopa do Brasil para o Atlético-MG. A equipe comandada por Paulo Sousa vem ganhando forma durante os testes feitos pelo treinador português, com um modelo diferente – linha com três zagueiros – e precisa vencer o clássico para se distanciar do rival.
Com a mesma campanha do Botafogo na competição – cinco vitórias, um empate e uma derrota -, o Rubro-Negro não vem tendo atuações brilhante no Cariocão, vide as vitórias contra Madureira e Angra Audax, que vieram com extrema dificuldade. No entanto, a esperança é grande por uma boa atuação do quarteto ofensivo formado por Bruno Henrique, Arrascaeta, Everton Ribeiro e Gabigol.
Na lista de relacionados, dois desfalques garantidos para o clube da Gávea. Thiago Maia é ausência confirmada – ele retomou atividades no campo na segunda-feira após desfalcar o time por causa de um corte profundo na perna, mas segue fora. Gustavo Henrique (dores no joelho direito) também não deve ir para o jogo.
Histórico recente
Nos últimos anos, as diferenças – sobretudo financeira – entre as equipes se tornaram mais intensas e evidentes. Enquanto o Botafogo foi rebaixado à Série B do Brasileiro em duas oportunidades (2014 e 2020), o Flamengo venceu duas taças do Brasileirão (2009 e 2019) além de uma Copa Libertadores em 2019, títulos cariocas e a Copa do Brasil.
Nos últimos dez jogos disputados entre os times, o Alvinegro venceu só duas vezes; foram sete vitórias rubro-negras e um empate. Além disso, o Flamengo marcou 16 gols e o Botafogo fez apenas sete.
O último encontro entre as duas equipes aconteceu no Campeonato Carioca do ano passado, no dia 24 de março. Com gols de Rodrigo Muniz e Hugo Moura, o Mengão conseguiu uma vitória tranquila sobre o rival por 2 a 0 no mesmo palco do duelo desta quarta, o Estádio Nilton Santos.
Números do Clássico da Rivalidade
340 jogos
103 vitórias do Botafogo
124 vitórias do Flamengo
113 empates
464 gols do Botafogo
516 gols do Flamengo
1º jogo: 13/05/1913 pelo Campeonato Carioca, no Estádio de General Severiano
Botafogo 1 x 0 Flamengo (gol de Mimi Sodré)
Último jogo: 24/03/2021 pelo Campeonato Carioca, no Estádio Nilton Santos
Botafogo 0 x 2 Flamengo (gols de Rodrigo Muniz e Hugo Moura)
FICHA TÉCNICA
Botafogo x Flamengo
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro
Data e hora: quarta-feira (23/02), às 20h
Árbitro: Grazianni Macial Rocha
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Thayse Marques Foseca
VAR: Rodrigo Nunes de Sá
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Daniel Borges, Joel Carli, Kanu e Jonathan Silva; Breno, Barreto, Raí e Chay; Luiz Fernando e Matheus Nascimento. Técnico: Lúcio Flávio
FLAMENGO: Hugo; Fabrício Bruno, David Luiz e Filipe Luís; Rodinei, Arão, Gomes, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Paulo Sousa
Fonte: R7