Ao lado do Ministro da Educação, o deputado Evair de Melo participou do anúncio de funcionamento das novas unidades

O Estado passa a contar com mais duas unidades do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) que serão instaladas nos municípios de Laranja da Terra e Pedro Canário com capacidade para atender 1.600 alunos. A convite do Ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, o vice-líder do Governo na Câmara deputado federal Evair de Melo participou, nesta terça-feira (07), da cerimônia de assinatura da portaria do MEC que concede de autorização para o funcionamento das duas novas unidades. A previsão do início das aulas será definida pelo Instituto conforme seu planejamento didático-pedagógico.

Na cerimônia, o Ministro destacou o trabalho do IFES e dos parlamentares e prefeitos dos dois municípios que apoiaram a abertura das novas escolas. “Isso que está acontecendo hoje é mérito do deputado Evair, da senadora Rose, do reitor Jadir Pela e dos prefeitos Bruno Araújo e Josafá Storck, que acreditaram no projeto desde o início, que contribuíram com o MEC em tudo o que foi necessário e que não pouparam esforços para nos ajudar a tornar este sonho realidade. Nós só fizemos o nosso dever de casa, viabilizamos os procedimentos e cuidamos da burocracia para garantir aos estudantes dos municípios da região de Laranja da Terra e Pedro Canário uma formação acadêmica à altura das exigências do mercado de trabalho e das novas oportunidades que serão criadas. Com isso, estamos abrindo caminho para um futuro melhor para todos”, afirmou o Ministro.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

“O IFES é uma instituição federal reconhecida por adotar um modelo eficaz de educação tecnológica, que prioriza a pesquisa, a inovação e a qualificação de jovens para o mercado formal de trabalho em todo o país. Com o funcionamento das unidades de Laranja da Terra e Pedro Canário, o Instituto abrirá mais 1.600 vagas no Espírito Santo – 800 em cada campus – oferecendo ensino de alta qualidade e modernos complexos estudantis, esportivos e de pesquisas”, ressaltou Evair.

Ex-aluno da Escola Agrotécnica Federal de Alegre, atual IFES/Alegre, Evair tem o compromisso com o fortalecimento do Instituto. Em cinco anos, destinou emendas e articulou o repasse de recursos federais que chegam a R$ 8,5 milhões em investimentos em vários campi do IFES. Os recursos foram aplicados no custeio e manutenção das atividades do dia a dia das unidades e na realização de melhorias estruturais, obras de reforma e ampliação, aquisição de novos equipamentos e instalação de laboratórios de pesquisa. 

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

O Ministro da Educação, Victor Veiga, expressou grande alegria e satisfação em autorizar o funcionamento dos campi do IFES de Laranja da Terra e Pedro Canário, que garantem mais oportunidades para os jovens capixabas e para profissionais que buscam melhor qualificação, criando um impacto positivo em diversos setores produtivos de municípios de toda a região. 

Além do Ministro Veiga e do deputado Evair, também estiveram presentes à solenidade: a senadora Rose de Freitas; o Secretário-Executivo do MEC e o Diretor da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, respectivamente, José Barreto e Kedson Lima; o Reitor do IFES no Espírito Santo, Jadir Pela; o prefeito de Pedro Canário, Bruno Teófilo de Araújo; e uma comitiva do município de Laranja da Terra formada pelo prefeito Josafá Storck, pelo vice Florisvaldo Kester, pelo Secretário de Educação Danilo Dornelas e pelo Procurador-Geral Gabriel Jaske. 

Fonte: Assessoria do Deputado Evair de Melo