Os magistrados foram eleitos pelo critério antiguidade e merecimento, respectivamente
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) elegeu, nesta sexta-feira (30), os juízes Sérgio Ricardo de Souza e Raimundo Siqueira Ribeiro como os novos desembargadores da Corte.
O nome de Ribeiro foi aprovado à unanimidade para preencher a vaga pelo critério de antiguidade. Já Sérgio foi eleito com 23 votos pelo critério de merecimento. O resultado foi proclamado pelo presidente do TJES, o desembargador Fabio Clem de Oliveira.
Esta foi a terceira vez consecutiva que o juiz Sérgio Ricardo compôs a lista tríplice, a primeira foi no processo de promoção referente ao Edital nº 12/2021 e a segundo ao Edital nº 15/2021. Na escolha por merecimento, juízas e juízes que figurem na lista tríplice por três vezes consecutivamente ou cinco vezes de forma alternada, recebem a promoção.
Para o magistrado, trata-se do coroamento de uma carreira de 28 anos de magistratura.
“Tenho o compromisso de, no segundo grau, continuar contribuindo para a melhoria da prestação jurisdicional do Estado do Espírito Santo”, destacou.
Justificativa dos votos
A desembargadora Eliana Junqueira Munhós Ferreira, ao justificar seu votos, elogiou o juiz Sérgio Ricardo por suas qualidades e seu rico currículo, bem como por sua representatividade para a magistratura do Espírito Santo no cenário do Judiciário nacional.
“O senhor é muito bem-vindo no Tribunal e muito nos auxiliará nas nossas demandas, nas nossas gestões por um judiciário de qualidade e sensível às demandas da população”, enfatizou.
Eleito pelo critério de antiguidade, Ribeiro recebeu elogios do decano da Corte, o desembargador Adalto Dias Tristão. O magistrado falou sobre o currículo e a trajetória de seu novo companheiro de TJES, que foi promotor de justiça por 9 anos e ingressou na magistratura em 1990, tendo atuado em diversas Comarcas do estado.
Outro a elogiar a trajetória de Ribeiro foi o desembargador Namyr Carlos de Souza, que ressaltou:
“É com imenso prazer que sufrago o nome do íntegro, honrado e digno magistrado, doutor Raimundo Siqueira Ribeiro. Foi meu professor em cursos preparatórios, sempre tive por sua excelência profundo respeito e admiração, inclusive tive a honra de compor com sua excelência a egrégia Segunda Câmara Cível. É um magistrado que honra e dignifica a magistratura, independente, tecnicamente muito preparado e, com certeza, detentor de valores por demais nobres”, disse o magistrado.
Lista tríplice
Também compuseram a lista tríplice os magistrados Ubiratan Almeida Azevedo, com 22 votos, em primeira votação, e Fabio Brasil Nery, com 14 votos, em segunda votação. E o desembargador Fernando Estevam Bravin Ruy fez questão de cumprimentar a quem se inscreveu para participar da promoção para o cargo.
Fonte: TJES