Treinador português não atendeu às expectativas da diretoria neste início de temporada
A torcida do Flamengo tinha plena noção de que seria difícil vencer uma eventual final de Mundial diante do Real Madrid. No entanto, os torcedores não esperavam que o Rubro-Negro perdesse para o Al Hilal, por 3 a 2. O fato revoltou a Nação e colocou Vítor Pereira em sua primeira grande panela de pressão no clube.
O vice da Supercopa do Brasil, atrelado à eliminação precoce no Mundial de Clubes, podem trazer clima de pressão para o treinador nos bastidores. Mesmo pregando cautela e com confiança no trabalho, Marcos Braz e Bruno Spindel começam a ouvir reclamações da torcida, que devem reverberar nos bastidores do clube.
Alguns pontos que podem jogar a favor do técnico português são tempo de trabalho, entrosamento do time e reforços. Embora tenha mantido a base vitoriosa de 2022, que conquistou a Copa do Brasil e a Libertadores, o Flamengo contratou pouco até o momento e novos atletas podem chegar após o Mundial, com intuito de melhorar ainda mais o elenco comandado pelo português.
Entre os pedidos do treinador estão um lateral-direito, um volante e, em especial, um ponta. O meio-campo chegaria para suprir a ausência de João Gomes que, mesmo com a chegada de Gerson, foi muito sentida nas derrotas na Supercopa do Brasil e no Mundial.
+ Sem vapo: Gerson vai de reforço de peso a vilão do Flamengo no Mundial
Com pouco mais de um mês à frente do Rubro-Negro, o treinador sente que pode agregar ainda mais, se tiver tempo para trabalhar. Os jogadores do Flamengo também confirmaram que o processo de assimilação de ideias passa pela metodologia do trabalho e, por isso, demanda esforço e período longo de tempo.
O Rubro-Negro, no entanto, tem demitido muitos treinadores nos últimos anos. Desde a saída de Jorge Jesus, em meados de 2020, o Flamengo trocou de comando sete vezes, sendo três só na última temporada. Em 2022, por exemplo, o clube começou com um treinador português, mas fez troca após cinco meses de trabalho.
Dorival Júnior ficou com os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores, mas, mesmo assim, não permaneceu no Flamengo. A diretoria optou por não renovar com o treinador e trouxe Vítor Pereira que, agora, sofre com a pressão. Resta saber qual será o “modus operandi” do Rubro-Negro em caso de novos reveses e problemas internos.
+ Cinco pontos que explicam o fracasso do Flamengo no Mundial de Clubes
Apesar da derrota, a caminhada do Flamengo no Mundial de Clubes ainda não terminou. A equipe de Vítor Pereira disputará o terceiro lugar neste domingo, às 12h30 (de Brasília), em Rabat. O adversário sai do confronto entre Real Madrid e Al Ahly.
Fonte: Lance