Por solicitação da bancada federal capixaba, o Banco do Nordeste (BNB) vai instalar uma superintendência no Estado para agilizar e atender os pedidos de crédito. A confirmação foi feita pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, em encontro com os parlamentares do Espírito Santo e com o governador Renato Casagrande na noite desta quinta-feira, no Palácio Anchieta, em Vitória. Lira recebeu a confirmação após contato telefônico com o presidente do banco, José Gomes da Costa.

Na oportunidade, a bancada junto com o governador entregaram ao presidente da Câmara um documento com a solicitação. De pronto, Lira ligou para o presidente do BNB para endossar o pedido e recebeu a confirmação da instalação da superintendência.

Durante a visita à Vitória Stone Fair 2023, na manhã desta sexta-feira, Lira fez o anúncio. “Fiz o contato com o presidente do Banco do Nordeste e ele ratificou que em 20, 30 dias estará instalando uma superintendência no Espírito Santo para que possa dar cobertura a uma parcela de municípios do Estado que podem receber esse financiamento, desafogando o banco estadual de fomento que também pratica taxas de fomento para a economia capixaba”.

O coordenador da bancada federal capixaba, deputado Da Vitória (PP) comemorou a conquista dos parlamentares do Estado. “Atualmente a superintendência do Banco do Nordeste que atende o Espírito Santo fica em Minas Gerais, na cidade de Montes Claros, a mais de 500 quilômetros. O deputado Evair apresentou esse pleito e a bancada concordou com a solicitação. Com a nova superintendência regional, a expectativa é de agilizar e ampliar a liberação de crédito tanto para a agricultura quanto para a indústria.

Em 2021 foi sancionada a Lei Complementar 185 que incluiu três novas cidades na Sudene (Aracruz, Itarana e Itaguaçu, além de ratificar Governador Lindenberg). Com isso, passou de 28 para 31 municípios capixabas na área de atuação.

Fonte: assessoria do deputado Da Vitória