Na decisão de shoot-out, o time capixaba venceu os catarinenses pelo placar mínimo e conquistou pela terceira vez nas últimas três edições

O Unicapixaba é tricampeão da Copa Libertadores da América de Futebol 7. Neste domingo (16) o time capixaba derrotou o Joinville na decisão por shoot-out, após empate por 1 a 1 no tempo normal, e se consagrou campeão do torneio disputado em Montevidéu, no Uruguai, sendo a terceira temporada consecutiva.

A partida começou muito disputada em cada palmo do campo por capixabas e catarinenses. Até que em uma bela jogada de falta ensaiada, Caio César abriu o placar para o Unicapixaba em um belo voleio. O time do Espírito Santo ainda teve chances de ampliar, mas pecou na pontaria e terminou melhor o primeiro tempo.

Na etapa final, o Joinville voltou melhor, mas o Unicapixaba seguia tendo boas oportunidades e por pouco não ampliou em chute forte no travessão. Porém, no final da partida, o ex-jogador do Unicapixaba, o pivô Camilo, deu linda assistência para os catarinenses chegarem ao empate.

Com a igualdade no placar, a decisão do título foi para a disputa de shoot-out. Nas primeiras quatro oportunidades, as duas equipes desperdiçaram suas cobranças. 

Porém, na terceira e última cobrança, o time capixaba marcou com Yuri e viu o Joinville desperdiçar com Camilo para conquistar o tricampeonato da Libertadores de Futebol 7.

A equipe capixaba já havia conquistado a Libertadores da América em duas oportunidades, e consecutivas. Em 2019 levantou o primeiro troféu do torneio pela primeira vez, em Lima. 

Após dois anos sem a competição acontecer, em 2020 e 2021, devido a pandemia, o Unicapixaba levantou o título novamente na temporada passada. Já este ano de 2023 conquistou o tricampeonato e garantiu vaga para disputa do Mundial de Clubes de Futebol 7.

Conquistas individuais

Além do título de campeão da Copa Libertadores de Futebol 7, o Unicapixaba viu dois de seus atletas também serem premiados pelo desempenho individual no torneio. Alezyr Lyrio, camisa 10 da equipe, foi eleito melhor jogador do torneio.

Quem também foi premiado foi o paredão Júnior Martinelli, eleito o melhor goleiro do torneio. Ele foi decisivo nas decisões de shoot-out que o time capixaba enfrentou na campanha, incluindo na decisão da Libertadores ao defender a segunda cobrança.

Campanha

A campanha começou com uma goleada de 4 a 1 sobre os peruanos do All Stars, na última quinta. Nesta sexta, um massacre: 8 a 1 sobre o NDC, do Uruguai. E na manhã deste sábado, os capixabas fecharam a participação na 1ª fase com uma nova vitória, por 2 a 0 sobre os urguaios do Martingalas.

Nas quartas de final, o Unicapixaba eliminou o Floripa Sharks, de Santa Catarina, por 2 a 0 no shoot-out, após empate por 2 a 2 no tempo normal. Na semifinal, bateu o MDV F7, de Minas Gerais, também nas cobranças de shoot-out, por 3 a 1, depois de empatarem por 1 a 1 no tempo regulamentar.

Fonte: Folha Vitória