Segundo a Polícia Civil, a ação visa coibir o abate clandestino e revenda de equinos e bovinos. Seis mandados de busca e apreensão

Um abatedouro que vendia carne de maneira clandestina no município de Viana foi localizado e demolido durante a operação denominada de Carne Fresca. A ação, realizada pela Polícia Civil, tem o intuito de coibir o abate clandestino de animais e a comercialização das carnes sem procedência em açougues e frigoríficos da Grande Vitória.

Foram cumpridos nesta quinta-feira (27) seis mandados de busca e apreensão, além de três mandados de prisão em locais que estariam ligados ao esquema clandestino. 

Dentre os estabelecimentos que foram fiscalizados estão um açougue no bairro Bandeirantes, em Cariacica; um restaurante industrial, localizado bairro ´Primavera, em Viana e o abatedouro clandestino, no bairro Santa Clara, na área rural de Viana.

Segundo o titular da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), delegado Eduardo Passamani, o abatedouro era monitorado desde o ano de 2022. 

Foram registrados dois casos de abate clandestino de porco e cavalo, a partir disso, o local foi fechado. Em fevereiro deste ano foi novamente interditado, mas agora foi montada uma força-tarefa para evitar a reincidência”, detalha. 

Em entrevista à reportagem da TV Vitória/ Record TV, ele descreveu a insalubridade presente no abatedouro, onde logo na entrada foram encontradas carcaças queimadas de animais, além da sujeira em que os  bichos viviam. 

Veja o momento da operação: 

Organização criminosa envolvida 

Durante as investigações, de acordo com o delegado, foi identificada uma organização criminosa, com quatro principais responsáveis. 

Segundo o delegado, os envolvidos são ligados ao ramo de carnes. Eles roubavam os animais, realizavam o abate e revendiam o material. “Um deles já foi investigado pela delegacia, sabemos que ele tentou montar um frigorífico, mas não possuía condições”, destacou. 

Além disso, foram localizados dois estabelecimentos para onde o material estaria sendo encaminhado. “Após a ação realizada em fevereiro, eles voltaram a realizar o abate e estariam destinando a carne para duas empresas: uma localizada em Cariacica e outra em Viana”, descreve Eduardo Passamani.

Operação conjunta

A operação contou com a participação das Delegacias do Consumidor, Delegacia do Meio Ambiente, Secretaria de Meio Ambiente de Viana, Vigilância Sanitária de Viana, Guarda Municipal de Viana, Secretaria de Meio Ambiente de Cariacica e Vigilância Sanitária de Cariacica.

Por meio de uma nota, a Prefeitura de Cariacica, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento da Cidade (Semdec), informou que a operação foi realizada pela Polícia Civil. 

A prefeitura atuou apenas na fiscalização para verificação das normas ambientais e sanitárias tanto no açougue quanto no galpão de armazenamento dos alimentos.

Fonte: Folha Vitória