A abertura do Maio Amarelo no município de Vila Velha foi realizada, nesta sexta-feira, com um evento em frente à Prefeitura de Vila Velha. Neste ano o tema é “No trânsito, escolha a vida”. A campanha vai acessar condutores de veículos, motociclistas, ciclistas e pedestres.
O Prefeito Arnaldinho Borgo ressalta que maio é um mês de conscientização. “Do início do ano até agora já foram dez vítimas fatais no trânsito em Vila Velha. O município está bem sinalizado e estamos investido muito nisso. No entanto, muitas pessoas não respeitam. A imprudência, imperícia e negligência no trânsito gera prejuízo irreparável, como a perda de uma vida. O melhor caminho para evitarmos esses dados é que todos tenham conscientização no trânsito”, ressalta.
O Secretário de Defesa Social e Trânsito, Major Rogério Gomes, ressalta que investimentos em sinalização são realizados em Vila Velha. “Além da fiscalização do trânsito pela Guarda Municipal, temos a Subsecretaria de Trânsito que realiza a sinalização vertical e horizontal. No entanto não basta termos somente a sinalização, precisamos que todos tenham conscientização. Assim como o condutor, o pedestre e o ciclista também fazem parte do trânsito. Todos esses atores precisam contribuir e pensar no próximo para que tenhamos um trânsito mais seguro”, frisa.
A comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques, faz o alerta: “Toda colisão tem uma infração de trânsito que foi desrespeitada antes. Os condutores são habilitados e aprendem as regras de trânsito, mas acabam se acostumando com o jeitinho, ou ficam tentados com a possibilidade de “ganhar tempo”. Se engana que isso seja positivo, pois você pode colocar sua própria vida e a de outros em risco transgredindo uma lei de trânsito. As pessoas precisam ter consciência e respeitar as sinalizações verticais e horizontais. A Guarda Municipal de Vila Velha tem realizado o trabalho de fiscalização, mas os condutores precisam ter cuidado ao dirigir. O trânsito mata e precisamos cuidar um dos outros”, afirma.
As ações de conscientização à população serão realizadas durante todo o mês. Equipes da Guarda Municipal de Vila Velha realizarão palestras nas escolas municipais e blitze educativas em vários pontos do município. “A ideia das ações é mobilizar a sociedade para que todos possam contribuir para um trânsito mais seguro e responsável”, afirma Jobson Meirelle, subinspetor do Trânsito.
Infrações e acidentes
Em Vila Velha, no último mês de março, foram registradas 3827 infrações no trânsito. Dessas, 400 são por deixar de usar o cinto, 304 por dirigir utilizando celular, 234 por transitar pela contramão de direção e 59 por avançar semáforo. Todas as infrações que põem em risco quem dirige e quem cruza o caminho do condutor. O trabalho de fiscalização do trânsito também é importante e tem sido intensificado pela Guarda Municipal de Vila Velha.
Em Vila Velha, segundo o Detran-ES, dez acidentes fatais foram registrados de janeiro a março deste ano. Esses não foram os únicos acidentes registrados no município. Ao todo, foram 411 acidentes, desses 243 sem vítimas e 158 com vítimas não fatais.
Fonte: Secretaria de Defesa Social e Trânsito