A prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promove no próximo domingo (18), o Dia da Cultura Oceânica de Vila Velha, na Praça do Ciclista, na Praia de Itaparica, a partir das 8 horas. A data visa celebrar e promover a cultura, a biodiversidade e a sustentabilidade dos oceanos e das comunidades costeiras que dependem deles.

O objetivo principal do evento é educar o público sobre a importância dos oceanos para a vida na Terra e conscientizá-los sobre os problemas enfrentados pelos ecossistemas marinhos, como a poluição, a pesca excessiva e as mudanças climáticas. Através da Educação Oceânica, é possível desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a conservação do oceano e para a promoção da Cultura Oceânica.

O evento traz uma programação extensa com: roda de conversa, ação de limpeza nas áreas de restinga da orla, tendas com exposições temáticas à preservação do oceano, além de apresentações culturais como a banda de congo Beatos de São Benedito e a Banda Big River. A criançada poderá acompanhar contação de histórias e ainda curtir um cineminha.

Durante o evento também haverá tendas com expositores: LaSelv, Precious Plastic, Projeto Tamar, Ocean Explorers, Tainah Neves, além de doação de mudas de plantas feita pela secretaria de Serviços Urbanos.

Conscientização

A Cultura Oceânica trata do conjunto de valores, práticas e tradições relacionadas ao mar e à vida marinha, e inclui atividades como pesca, navegação, artesanato e culinária. 

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha, Letycia Soares o evento visa promover a cultura oceânica com objetivo de manter as tradições e preservar a biodiversidade do oceano.

“Através do Dia da Cultura Oceânica de Vila Velha será possível desenvolver no público uma compreensão mais profunda sobre a relação entre os seres humanos e o oceano, assim como as consequências da ação humana sobre os ecossistemas marinhos”, explicou Letycia.

Mais sobre o tema

A promoção do tema faz parte da proposta da “Década do Oceano”, iniciativa global lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017. O objetivo é mobilizar governos, organizações internacionais, empresas e sociedade civil para promover a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos.

Confira a programação completa:

8 às 8h30 – Abertura do Evento
8h30 às 9h – Banda de Congo Beatos de São Benedito
9 às 9h30 – Cineminha – vídeos de animação infantil
9h30 às 10h – Contação de História: Instituto Baleia Jubarte
10 às 11h30 – Roda de Conversa – Projeto Oceanografia para Todos
11h30 às 12h30 – Banda Big River
12h30 – Encerramento

Fonte:  Secretaria de Meio Ambiente