Nesta quarta-feira(14), os agentes municipais participaram do terceiro dia do curso de formação de Motociclista Batedor. Pela manhã, os agentes realizaram um simulado pelas ruas do bairro Interlagos, em Vila Velha. Já no período da tarde, o simulado foi realizado pelas ruas do bairro Araçás. 

“O bairro Interlagos foi escolhido pois há um número menor de movimentação de veículos. Já no período da tarde, o simulado foi realizado em Araçás, onde os agentes precisaram ter um empenho maior, pois havia mais variáveis na simulação”, explica Fabrício Barros Gomes de Lima, policial rodoviário federal.

O curso terá duração de cinco dias e está sendo ministrado pela PRF-Polícia Rodoviária Federal. Na segunda-feira (12), as aulas foram ministradas na Marinha, onde os agentes tiveram aulas teóricas. Além disso, tiveram técnicas de pilotagem avançada, onde aprenderam a realizar manobras precisas, como zigue-zague, desvio de obstáculos e frenagens de emergência. Já no segundo dia, o módulo de técnicas de pilotagem em alta velocidade foi realizado no kartódromo, na Serra. No final do curso, os guardas irão passar por uma prova, quando serão rigorosamente avaliados.

Segundo o PRF Fabrício Barros Gomes de Lima, o curso é importante para que os agentes aprendam a destreza elevada sem perder a elegância: “O motociclista batedor desloca com segurança uma autoridade de um ponto para outro, utilizando as vias da cidade. É fundamental que o agente que esteja pilotando tenha elegância, postura e imponência, além de ter boas técnicas e saber tomar decisões rápidas”, expressou.

A comandante da Guarda Municipal, Landa Marques, disse que o curso é um aprimoramento: “Esse curso é um aprimoramento técnico de escolta. Os agentes estão melhorando a conduta e a postura. Assim, irão pilotar com melhores técnicas, gerando mais segurança para o trabalho”. 

O curso está sendo ofertado pela Academia de ensino da Guarda Municipal de Vila Velha. “Esse curso é voltado para a equipe da ROCAM, mas a Academia de Ensino da Guarda tem pensado em cursos para todos os agentes. Somente em maio, foram realizadas seis instruções em diversas áreas, abrangendo 120 agentes”, afirmou Mariana Veronesi, da Inspetoria de Ensino e Formação.

Segundo o secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes dos Santos, o treinamento faz parte da rotina da GMVV: “O treinamento é fundamental, assim garante que os agentes estejam bem preparados e capacitados para melhor atender a população de Vila Velha”.

Fonte:  Secretaria de Defesa Social e Trânsito