Os guardas municipais do grupamento da ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) concluíram, nesta sexta-feira (16), o curso de Motociclista Batedor. Antes da cerimônia de entrega dos certificados, os agentes passaram por uma rigorosa avaliação.

“Os GM’s tiveram uma evolução excepcional. É notório observar a capacidade técnica e a mudança na postura deles, incluindo a elegância na hora de pilotar”, ressalta o PRF Fabrício Barros Gomes de Lima.

Conforme a comandante da Guarda Municipal, Landa Marques, as técnicas do grupamento foram refinadas: “Esse curso foi muito importante para GMVV. Os agentes aprimoraram as técnicas de escolta que já utilizavam. Melhoraram a conduta e a postura. Assim, irão pilotar gerando mais segurança para o trabalho”, afirma.

O GM Fábio Martinelli ressalta que esse certificado é de extrema importância para o grupamento: “Sabíamos que tínhamos que evoluir em muitas coisas. Tínhamos a técnica, mas precisávamos ser lapidados e assim fomos. Estamos felizes em conseguir esse título”, expressa.

O secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes dos Santos, afirmou que o treinamento faz parte da rotina da GMVV: “O treinamento é fundamental e garante que os agentes estejam bem preparados e capacitados para melhor atender a população de Vila Velha”.

Curso

O curso teve duração de cinco dias e foi ministrado pela Polícia Rdoviária Federal – PRF. 

Os agentes tiveram aulas teóricas e práticas. Aprenderam técnicas de pilotagem avançada, manobras precisas como zigue-zague, desvio de obstáculos e frenagens de emergência. Também tiveram o módulo de técnicas de pilotagem em alta velocidade, que foi realizado no kartódromo, na Serra. Além disso, durante a semana os agentes realizaram simulações pelas ruas de Vila Velha.

O curso foi ofertado pela Academia de ensino da Guarda Municipal de Vila Velha. “Esse curso é voltado para a equipe da ROCAM, mas a Academia de Ensino da Guarda tem pensado em cursos para todos os agentes. Somente em maio, foram realizados seis instruções em diversas áreas, abrangendo 120 agentes”, afirma Mariana Veronesi, da Inspetoria de Ensino e Formação.

Fonte: Secretaria de Defesa Social e Trânsito