O mês de comemoração ao Meio Ambiente terminou nesta sexta-feira (30), com a instalação de 14 novas placas informativas na Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Grande, em Ponta da Fruta. Servidores, autoridades e lideranças comunitárias participaram da cerimônia.
As placas da APA da Lagoa Grande foram padronizadas pela PMVV e confeccionadas pela empresa EDP, que por meio de parceria publico-privada de compromisso ambiental firmado entre a secretaria de meio ambiente e a empresa, patrocinou a atividade realizada.
O secretário de Meio Ambiente Ricardo Klippel Borgo lembrou do compromisso da atual gestão com a questão ambiental do município. “Temos diversos projetos em andamento para as áreas ambientais de Vila Velha. A instalação dessas placas vêm com a simbologia de que estamos atuando em todos os cantos do município”, destacou.
Paulo Alves representante da Associação Amalagoa disse que busca há muitos anos melhorias para a região da Lagoa Grande, mas agora tem visto resultado. “As novas placas estão substituindo as antigas placas, depois de 20 anos de espera. As placas ajudarão ainda mais na preservação da APA, tendo em vista que ela orienta o visitante sobre como utilizá-la da forma correta”, finalizou
Lagoa Grande
Com uma área de 2.600 hectares, a Lagoa Grande contempla os bairros Ponta da Fruta, Interlagos, Nova Ponta da Fruta e Morada do Sol. A área natural é muito utilizada pela comunidade local e por visitantes para atividades recreativas. Trata-se de uma lagoa costeira formada por avanços e recuos do nível do mar (regressão e transgressão marinha), que abriga espécies de moluscos, crustáceos, peixes e outras espécies animais e vegetais que se desenvolvem em sua extensão.
Fonte: Secretaria de Meio Ambiente