Mais de 30 alunos das turmas de oitavo ano da UMEFTI Professor Elson José de Souza, localizada em Jaburuna, participaram, na última terça-feira (27), de uma visita supervisionada à empresa Vix Logística, empresa capixaba que é referência em soluções de logística e mobilidade. A organização é uma das apoiadoras da edição 2023 do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), desenvolvido pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha, com foco na promoção do exercício da cidadania.
Segundo a coordenadora de projetos no setor de Saúde, Educação e Prevenção, Juliana Castro Coutinho Bertollo, a iniciativa complementa o ensino e a aprendizagem de sala de aula, apresentando na prática comportamentos e habilidades valorizados pelo mercado de trabalho. “Os alunos tiveram uma aula diferenciada. Para eles, é muito motivador vislumbrarem novas oportunidades, por exemplo, para atuarem como aprendizes, onde poderão conciliar a rotina escolar e o aprendizado profissional”, destacou.
Na ocasião, os alunos conheceram um pouco da trajetória da empresa, as principais ações desenvolvidas para a responsabilidade social, conheceram todo o espaço físico da organização e participaram de um bate-papo sobre identidade, escola, trabalho e aprendizagem profissional, com dicas de qualidades e competências para serem aprimoradas.
“Também ouviram relatos de experiência de vida de profissionais que fizeram carreira na empresa, abordando sobre sonho, determinação e realizações. E, ainda, puderam acompanhar o funcionamento do setor de Inovação, partilhando de dinâmicas, e até conheceram um modelo histórico de ônibus utilizado na década de 50”, contou a coordenadora.
Já a partir desta segunda-feira (3), o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania entra também em nova fase, quando a equipe de magistrados e acadêmicos de Direito vai até às escolas participantes para conversar e tirar dúvidas sobre audiências assistidas pelos próprios alunos, além de orientações e noções sobre os principais direitos e deveres civis e sociais.
Fonte: Secretaria de Educação