A prefeitura de Vila Velha vai inaugurar, nesta quinta-feira (13), a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi). O equipamento, projetado para atender às normativas do Ministério da Saúde, que vai ser entregue à população na presença de usuários, familiares e servidores em cerimônia de descerramento da placa, está localizado em Jabaeté, na Região 5, na Rua Marrocos, sem número.
Os serviços de Atenção Psicossocial para crianças e adolescentes passam a ser oferecidos no novo espaço a partir de sexta-feira (14), visando dar continuidade ao trabalho já desenvolvido com os usuários em acompanhamento.
Com a mudança de endereço, o prefeito Arnaldinho Borgo prevê não só a ampliação do serviço, que passa a ter capacidade para assistir 25 crianças e adolescentes por dia, um aumento de mais de 300% na capacidade de acolher novos usuários, mas a melhoria no acolhimento: “A nova sede foi construída de acordo com os padrões do Ministério da Saúde e oferece segurança e conforto para que os usuários deem andamento no plano terapêutico, que é individualizado. O espaço, com quase 600m² de área construída, oferece mais opções para que a equipe multidisciplinar use a autonomia inerente do serviço para criar novos grupos e oficinas”.
Portas abertas
O serviço psicossocial funciona no sistema “portas abertas”, ou seja, qualquer responsável por crianças que apresentem transtorno mental grave ou persistente pode procurar o serviço, com a devida orientação do profissional de saúde. Hoje, cerca de 33% dos acolhidos pelo CAPSi são moradores da Região 5. O Centro continuará recebendo usuários de todas regiões administrativas, sem necessidade de matriciamento em Unidades de Saúde ou de comprovação de residência.
A unidade conta com equipe multiprofissional, formada por psicólogos, assistentes sociais, psiquiatra infantil, médico pediatra, enfermeira, técnica de enfermagem e fonoaudióloga. A secretária de Saúde de Vila Velha, Cátia Lisboa, destaca que os atendimentos não serão interrompidos: “A mudança acontece de forma a impactar minimamente o acolhimento e atendimento aos usuários recebidos diariamente pelo CAPSi. As crianças e adolescentes terão a oportunidade de continuar o tratamento terapêutico com os mesmo profissionais de referência com os quais já estão identificados”.
A Secretaria de Saúde de Vila Velha informa ainda que, em Itapuã, antiga sede do CAPSi, funcionará uma balcão de informações e uma sala de acolhimento nos 15 dias que sucederem a inauguração da nova sede.
Transporte
Neste momento de adaptação, o município vai disponibilizar uma van vai e vem – ou seja, para levar e trazer os usuários e seus acompanhantes e também os funcionários de Itapuã para o Capsi Jabaeté. O transporte será ofertado de segunda a sexta-feira, a partir desta quinta-feira (13), com saídas entre 7h30 e 17h.
Homenageada
O novo CAPSi recebe o nome Silvia Valeriano Silva, uma homenagem a uma mulher que deixou um legado de luta e defesa por uma vida melhor para todos. Falecida em 25 de dezembro de 2020, viveu uma vida inteira dedicada à luta por melhorias na saúde. Foi presidente da Melhor Idade na Região 5 e participante ativa do Conselho de Saúde de Vila Velha e do Conselho Estadual de Saúde.
Atuou em pastorais da criança, juventude e adolescência, em conferências municipais da criança e adolescente de Vila Velha, em debates e reuniões em defesa da saúde e do SUS. Lutou pelos direitos e oportunidades dos idosos e, por seu trabalho e dedicação, era conhecida por autoridades de Vila Velha e de Vitória.
Serviço:
Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi)
Endereço: Rua Marrocos, s/n – Jabaeté
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Contato: 27 995209739 | capij@vilavelha.es.gov.br
Fonte: Secretaria de Saúde