Foi marcada por alegria e emoção a inauguração da nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Silvia Valeriano Silva, equipamento aguardado há 13 anos pela população, em Jabaeté. O evento, que aconteceu nesta quinta-feira (13), reuniu munícipes, autoridades, profissionais da saúde e lideranças comunitárias.

A estrutura da nova sede surpreendeu Liliane dos Santos Ferreira, mãe da usuária do CAPSi, Ana Clara, de 12 anos: “Estou admirada com esse lugar, que é muito bonito e espaçoso, diferente da antiga sede. Aqui vai ser muito melhor para todos”, declarou. 

Moradora da Região 5 de Vila Velha, a munícipe também aprovou o novo local do equipamento, pois, segundo ela, vai facilitar a locomoção de sua filha, que é cadeirante: “Antes era muito distante para nós, era necessário irmos de ônibus e, além da distância, também dava muito trabalho. Agora estamos perto de casa, vai ser muito melhor para a minha filha”, disse.

Ampliação na oferta

Atualmente, o Capsi atende cerca de 150 usuários por mês. Com a nova estrutura, o Centro está apto a acolher, perfeitamente, 25 usuários por dia, conforme estabelece a legislação vigente, ampliando assim a oferta em 300%, o que representa uma grande conquista para a cidade.

O prefeito Arnaldinho Borgo destacou que o novo equipamento, que será referência para todas as crianças e adolescentes com transtornos mentais persistentes das 5 regiões administrativas de Vila Velha, vai dar qualidade para quem mais precisa. Ele falou sobre a resistência de algumas pessoas, para que o mesmo não abrisse as portas: “Não existe vitória sem uma batalha, e nós batalhamos. Hoje é dia de vitória!”, destacando os equipamentos entregues à região de Jabaeté em apenas dois anos e meio de governo, como a escola Vasco Alves.

Cátia Lisboa, secretária municipal de Saúde, destacou o esforço da sua equipe e garantiu que abrir o Capsi é uma vitória, especialmente para a população: “Fazemos saúde para este povo”. Em sua fala, ela também destacou os enfrentamentos que vem sofrendo: “Aos que estão colocando as pedras nos nossos caminhos, saibam que estamos aqui fortes para retirar todas elas, pois política pública de saúde a gente faz para o povo. O trabalhador executa o trabalho”.

A importância do novo equipamento também foi evidenciada pela gerente de Política e Organização das Redes de Atenção à Saúde (GEPORAS), Daysi Behning, que representou o governador Renato Casagrande na inauguração. Ela salientou ainda os avanços na oferta dos serviços à comunidade em Vila Velha: “Todos estamos vendo como estão melhorando os indicadores de saúde na cidade e o acesso da população ao serviço de saúde”.

Serviço de muitas mãos

A gerente dos Serviços da Atenção Especializada, Tarciana Martins, reforçou que a entrega da sede do Capsi é um serviço de muitas mãos, muitos setores e muitas pessoas nessa luta e ressaltou a alegria da comunidade: “Várias pessoas querem visitar o espaço e é nítida a felicidade no olhar de muitos ao ver este novo equipamento”, declarou.

Já o coordenador do Capsi Jabaeté, Rafael Cardoso, enfatizou que a inauguração de um equipamento tão importante para a comunidade marca a história da Região 5: “Eu me comprometo a contribuir para que este equipamento seja uma potência terapêutica na saúde mental do público infanto-juvenil.

Emoção

O Capsi Jabaeté foi batizado como Silvia Valeriano Silva, homenagem a uma mulher que deixou um legado de luta e defesa por uma vida melhor para todos. Falecida em 25 de dezembro de 2020, viveu uma vida inteira dedicada à luta por melhorias na saúde.

Familiares da homenageada prestigiaram a inauguração e a emoção tomou conta. Agradeceram pelo reconhecimento demonstrado à memória da matriarca e presentearam o Capsi com uma foto dela, com lindo sorriso e braços abertos. “Aqui fica um legado para o município, para nossa família e para a região. Essa foto é para que todas as vezes que os funcionários e pacientes chegarem aqui saibam que estão sendo recebidos de braços abertos pela nossa população da Região 5”, declarou Rose, filha da dona Silvia.

Estrutura

O Capsi Jabaeté conta com recepção, seis consultórios para atendimento de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos; além de auditório para projeções, reuniões e atividades internas; duas salas para atividades em grupo; cozinha e refeitório; vestiário e banheiros adaptados; área para convivência; jardim gramado. A unidade conta ainda com ambientes de apoio como farmácia para dispensação de medicamentos e atendimentos ambulatoriais.

A unidade conta com equipe multiprofissional, formada por psicólogos, assistentes sociais, psiquiatra infantil, médico pediatra, enfermeira, técnica de enfermagem e fonoaudióloga. Com área total de 1.560 m², o valor da obra está orçado em R$ 1.186.553,13 verba de fundos estadual e municipal.

Fonte: Secretaria de Saúde