A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria de Saúde (Semsa), com o apoio da Equipe Técnica de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Superintendência Regional de Saúde de Vitória, realizou nesta semana, uma capacitação para todos os servidores do Pronto Atendimento UPA 24H, sobre notificações de agravos relacionados ao trabalho e emissão de CAT. Cerca de 70 profissionais participaram da capacitação.
A notificação de doenças e agravos relacionados ao trabalho é compulsória e obrigatória para os médicos e qualquer outro profissional de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente, em conformidade com o art. 8º da Lei nº 6.259, de 30 de outubro de 1975. A notificação compulsória deve ser realizada diante da suspeita ou confirmação de doença ou agravo.
De acordo com a supervisora de vigilância em saúde, Lívia Mucci, tal capacitação permite que os profissionais apliquem medidas de prevenção e controle, além de subsidiar o planejamento e a programação de saúde. “O conhecimento dos riscos e agravos à saúde relacionados ao trabalho é de fundamental importância para o planejamento das ações de assistência, de vigilância e de intervenção sobre os ambientes de trabalho e essa capacitação permite assim que nossos profissionais apliquem medidas de prevenção e controle, além de subsidiar o planejamento e a programação de saúde”, disse Lívia.
Fonte: PMG