O curso de formação da Guarda Municipal de Vila Velha começou nesta segunda-feira (7). Pela manhã, os alunos participaram de uma cerimônia de comemoração dos 12 anos de criação da lei que cria a Guarda Municipal e foram apresentados. Na ocasião, eles foram recebidos pelo prefeito Arnaldinho Borgo, pelo secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes, pela comandante da Guarda Municipal Landa Marques e por outras autoridades que estiveram presentes.

“Foram convocados 70 aprovados. Essa é a primeira turma do curso de formação. Diferente da Saúde e da Educação, a Segurança Pública municipal não recebe dinheiro do Estado e nem do Governo Federal para pagar a folha salarial, a maior da gestão. As despesas são custeadas pelo próprio município. Estamos fazendo de tudo para, cada vez mais, a Guarda Municipal de Vila Velha ser valorizada. Sejam bem-vindos, agora é ralar, suar, para receber a honra de fazer parte da melhor guarda do Brasil”, ressaltou o prefeito Arnaldinho. 

A comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques, afirma que aguardava por esse momento, pois ele é mais um passo dado durante os últimos dois anos de valorização e reforço de efetivo da corporação: “Estávamos ansiosos para conhecê-los, pois serão nossos futuros colegas. Hoje estamos fazendo história. Esse curso de formação está sendo realizado pela GMVV, ou seja, são Guardas formando Guardas”, ressaltou a comandante.

O major Rogério Gomes, secretário de Defesa Social e Trânsito, ressalta a importância desse reforço da instituição, que tem por instinto e formação salvaguardar Vila Velha: “Estamos na última fase do concurso e esses futuros guardas chegam para somar e fazer a diferença para o município. A previsão é que em cinco meses eles já estejam realizando suas funções na cidade”, afirmou o secretário.

Ao todo, 70 aprovados foram convocados para o Curso de Formação, que é 7ª e última etapa do concurso público e tem caráter eliminatório e classificatório. Durante o curso, os alunos terão aulas de políticas de segurança pública municipal; Noções de direito administrativo; Atividade policial sob o aspecto constitucional; Noções de direito penal e processo penal; Estatuto da criança e do adolescente; emprego de equipamentos letais; emprego de equipamentos não letais; legislação de trânsito; entre outras disciplinas.

Até a conclusão do curso, o candidato/aluno receberá uma Ajuda de Custo no valor de 80% (oitenta por cento) do vencimento base do cargo de Guarda Municipal, conforme previsto no Edital nº 001/2022. Essa Ajuda de Custo é para custear as despesas básicas e a aquisição de eventual material, uniforme e equipamentos que se façam necessários para a participação no curso.

Fonte:  Secretaria de Defesa Social e Trânsito