No último sábado (2), foi o lançamento do Dia D Turista, uma iniciativa pioneira da Secretaria de Cultura e Turismo (Semcult) de Vila Velha que, através de um passeio num ônibus de turismo, difundir a atividade turística como uma maneira de oferecer experiências por meio dos atrativos da cidade, especialmente para comunidades em situação de vulnerabilidade social.
A motivação é clara: muitos moradores de comunidades em áreas de vulnerabilidade do município desconhecem os atrativos turísticos locais, principalmente devido à falta de oportunidades que facilitem esse acesso.
Na estreia do projeto, 42 moradores da região da Grande Cobilândia tiveram a oportunidade de participar. O bustour saiu às 8h da praça Deus Pai, em Cobilândia. Os participantes puderam apreciar a orla da Praia de Itaparica, Itapoã e Praia da Costa. Além disso, foram feitas paradas para visitação no Farol Santa Luzia, Igreja do Rosário, Museu Homero Massena e Casa da Memória.
“Vivi minha vida inteira em Vila Velha, mas nunca tive a chance de explorar os tesouros escondidos da minha própria cidade. O Dia D Turista me ofereceu uma oportunidade única de redescobrir o lugar onde cresci. Fiquei surpresa ao perceber o quanto estava perdendo. É curioso pensar que, muitas vezes, os turistas conhecem mais sobre nossa cidade do que nós mesmos”, diz Alexandra de Oliveira, que também levou para o passeio a sua filha Hannah.
“Confesso que, quando me inscrevi para o passeio do projeto, eu não tinha muita ideia do que esperar. Minhas filhas estavam animadas, pois, apesar de morarmos em Vila Velha, nunca tivemos a chance de visitar alguns desses locais. Ver a empolgação delas ao chegar no Farol Santa Luzia e ouvir as histórias das origens canela-verde na Casa da Memória foi um momento mágico. Eu senti como se estivesse redescobrindo o meu local e apresentando-a a elas ao mesmo tempo. Quero agradecer por esta oportunidade e estou ansiosa pelas próximas edições. Que muitas outras famílias possam ter essa experiência incrível”, fala emocionada Tatiane Ribeiro, que levou as duas filhas.
Enquanto Meiry Moraes sempre achou que o turismo era algo para os visitantes. “O Dia D Turista me mostrou que também somos merecedores de conhecer e aproveitar as belezas da nossa cidade. O passeio foi uma verdadeira aula de história e cultura, e, mais do que isso, uma chance de nos sentirmos verdadeiramente parte de Vila Velha. Ao passar pela Praia da Costa e visitar o Museu Homero Massena, senti um orgulho renovado de ser vilavelhense”.
E o próximo passeio?
Os moradores da Região III – Garoto, Aribiri, Ataíde, Cavalieri, Dom João Batista, Zumbi dos Palmares, Santa Rita, Ilha da Conceição, Primeiro de Maio, Pedra dos Búzios, Vila Garrido, Vila Batista, Ilha das Flores, Paul, Argolas, Chácara do Conde e Sagrada Família – já podem marcar no calendário: “o próximo passeio pelo projeto acontecerá no dia 27 de setembro. O ponto de embarque ainda será divulgado”, avisa o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior.
O Dia D Turista é voltado para os munícipes cadastrados no CadÚnico e aqueles que possuem dependentes na rede municipal de ensino. Quem tiver interesse ou precisar de mais informações pode entrar em contato direto com a Secretaria de Cultura e Turismo (Semcult) da Prefeitura de Vila Velha através do telefone (27) 3149-7335, de segunda a sexta, das 8 às 17h.