Vila Velha é líder em Transparência Pública no Espírito Santo. O resultado foi divulgado na manhã desta terça-feira (12) pela ONG Transparência Capixaba, que avalia todos os anos o nível não só de transparência, mas de governança pública. Dos 78 municípios capixabas, Vila Velha aparece no topo, com nota máxima (100 pontos). Bem diferente do 23º lugar em 2020, quando o Tribunal de Contas do Espírito Santo classificou a cidade com nota ruim.
A metodologia aplicada na avaliação da ONG capixaba é da Transparência Internacional/Brasil e contou com o apoio do Espírito Santo em Ação. Ao todo, 58 itens foram avaliados e receberam nota máxima em cada um deles.
De acordo com o relatório, “em Vila Velha podemos observar a Ouvidoria funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana e a oferta de serviços de saúde com agendamento online e acompanhamento da fila de espera” como um dos serviços destacados.
Para o prefeito Arnaldinho Borgo, a ótima avaliação de Vila Velha é resultado de trabalho, mudança de gestão, respeito com os munícipes, empresários, turistas e investidores. Além disso, na avaliação dele, mostra o compromisso com a transparência na tomada de decisões, na aplicação de recursos e na prestação de contas diária que marca a gestão municipal.
“Não era aceitável que a cidade de Vila Velha amargasse o 23º lugar dentre 78 municípios do Espírito Santo, quando assumimos a gestão da cidade. Transparência é fundamental para atrair novos investimentos, para oferecer segurança aos nossos munícipes e aos órgãos de controle a garantia que é possível consultar, em até dois cliques, informações importantes da gestão pública. Tomamos isso como meta, nossa equipe trabalhou e conquistou o primeiro lugar no Espírito Santo. Agora, nós vamos perseguir a primeira posição no país, pois Vila Velha agora tem gestão fiscal, descentralização de investimentos, oportunidades iguais e portas abertas para novos investimentos”, explicou o prefeito.
O secretário municipal de Controle e Transparência, Otávio Postay, acompanhou a avaliação de cada item e comemorou o resultado. Deu mérito à equipe da prefeitura, mas já estabeleceu nova meta, acompanhando o prefeito Arnaldinho Borgo.
“Sem dúvida, é uma mudança de paradigma administrativa, de cultura organizacional, com mais rigor de controle e transparência dos atos públicos. Vila Velha passa a ter, desde 2021, compromisso com os dados e, acima disso, qualidade na prestação de serviço. A avaliação com nota máxima, nos colocando no topo do ranking entre 78 municípios do estado, é uma recompensa não só da gestão do prefeito Arnaldinho Borgo, é uma conquista das pessoas da nossa cidade. É garantia de que serviços são avaliados e estão sendo inovados, para cuidar das pessoas. Isso é sinal de qualidade de gestão e governança e a comunicação diária desses atos aumenta e muito nosso nível de transparência”, avaliou o secretário.
O estudo
A Transparência Capixaba realiza o Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública. O trabalho avalia as 78 prefeituras do Espírito Santo e conta com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil. A avaliação 2023 revelou um cenário de mudança positiva em relação à transparência e governança pública nos municípios do Estado. As notas aplicadas são classificadas em péssimo (0 a 19), ruim (20 a 39 pontos), regular (40 a 59 pontos), bom (60 a 79 pontos) e ótimo (80 a 100 pontos).
Os mais de 58 critérios são divididos em cinco aspectos: legal, plataformas, administração e governança, transparência financeira e orçamentária, comunicação, engajamento e participação.