Oito estudos liderados por servidoras da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha (Semsa) estão sendo apresentados na Mostra de Experiências Bem-Sucedidas em Vigilância em Saúde (ExpovigES), que acontece em Domingos Martins até esta sexta-feira (27). Os trabalhos foram selecionados pela comissão científica entre inúmeros inscritos e tratam de temas diversos, sendo três deles para apresentação oral e cinco para apresentação de banners.
As servidoras, que atuam no departamento de Vigilância Epidemiológica, compartilham em seus estudos diversas experiências bem sucedidas aplicadas em Vila Velha, especialmente durante a pandemia de Covid-19. Entre os temas abordados estão o controle do vetor da dengue em meio à pandemia e o enfrentamento à hanseníase no mesmo período.
Também são compartilhadas informações sobre os impactos positivos da qualificação profissional de agentes de saúde na ampliação de notificações de violência no atendimento a pessoas em situação de rua e contra a mulher.
Conheça os trabalhos
Os trabalhos selecionados para apresentação oral no ExpovigES são: “O olhar das referências técnicas da Vigilância Epidemiológica de Vila Velha diante da implantação do sistema e-SUS VS”, de Pollyana Souza; “O impacto da qualificação de profissionais na ampliação de notificações de violência na linha cuidado para atendimento à pessoa em situação de rua no município de Vila Velha/ES”, de Marcia Saldanha, Julia Diniz, Marcelaine Bispo e Ingrid Plazzi; “O impacto da Covid-19 em instituições de longa permanência para idosos, antes e após a imunização, no município de Vila Velha, Estado do Espírito Santo, Brasil”, de Pollyanna Pereira, Celia Regina Recco, Giovanna Ramalho e Hélia Rita de Oliveira.
Já “A nova forma de divulgação de dados através do boletim epidemiológico e seu alcance na visão dos gestores de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental e Gerência de Vigilância em Saúde”, de Jullyana Pratti, Neusa Moulaz e Pollyana Souza; “Relato de experiência do controle do vetor da dengue no município de Vila Velha-ES em meio à pandemia em 2023”, de Anna Mombrini, Fernanda Ronconi e Kelly Coutinho; “(Cor) possibilidades da arte na Vigilância em Saúde do Trabalhador”, de Jeanine Barbosa e Fabiana Turino; “Enfrentamento da hanseníase no município de Vila Velha durante a pandemia por COVID19 em 2020: relato de experiência”, de Vilma Canuto e Maria Luciana Cabral; e “O impacto da qualificação de profissionais na ampliação de notificações de violência contra a mulher”, de Márcia Saldanha, Julia Diniz e Marcelaine Bispo foram selecionados para apresentação em banner.
Premiação
O trabalho das servidoras Pollyanna Pereira, Celia Regina Recco, Giovanna Ramalho e Hélia Rita de Oliveira, “O impacto da Covid-19 em instituições de longa permanência para idosos, antes e após a imunização, no município de Vila Velha, Estado do Espírito Santo, Brasil”, foi o primeiro colocado em sua categoria e as mesmas foram contempladas com um tablet para ser usado no setor onde atuam.
ExpovigES
Espaço para troca de conhecimentos entre os profissionais de saúde capixaba, a ExpovigES é promovida pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
O evento, que tem como objetivo propiciar o debate de temas importantes para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), também premia, por meio da Mostra Competitiva, os profissionais e os serviços de saúde do Espírito Santo que se destacaram no desenvolvimento de ações de vigilância em saúde relevantes para a saúde pública.
Fonte: Secretaria de Saúde