Um passeio pedagógico para promover um intercâmbio cultural e educativo com a região serrana do Espírito Santo, proporcionando aos alunos uma visita guiada aos principais pontos turísticos, naturais e históricos locais. Com esse intuito, um grupo de 45 estudantes da UMEF Professora Leopoldina Conceição de Mattos Silva, localizada no Ibes, realizou o chamado roteiro das “Três Santas”, percorrendo os municípios de Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa.
A atividade aconteceu no último sábado (21) com turmas de 5º ano da unidade escolar. Segundo a diretora Elizangela Mello, o roteiro proporcionou uma vivência e contato com a influência de outras culturas, como a italiana, na formação do povo capixaba. “Foi uma verdadeira aula de campo sobre a história de desenvolvimento do Espírito Santo, em que os alunos puderam ver, na prática, os traços da imigração nos diversos aspectos sociais e culturais da região”, frisou.
Para potencializar os aprendizados e a interlocução com os conteúdos abordados em sala de aula, o passeio foi acompanhado pelos professores regentes das turmas, Adenilson André Viana, Rosangela Ronconi e Silvana Soares, e ainda pela pedagoga Claudia Sarmento. Na ocasião, os estudantes assistiram ainda a apresentações típicas com bonecos gigantes, danças pomeranas infantil e infanto-juvenil, valsa, dança holandesa e banda de congo.
No roteiro de visita a Santa Leopoldina, foi realizada visita ao Casarão da Fazenda Barão do Império (antiga Fazenda Barra de Mangaraí, onde nasceu Afonso Cláudio, o primeiro governador do Espírito Santo), ao Rio Santa Maria da Vitória e ao antigo Porto de Cachoeiro de Santa, além de caminhada pela “Estrada das tropas”. Os alunos foram recebidos pela secretária municipal de Santa Leopoldina, Ana Cláudia Endringer.
Na visita ao município de Santa Maria de Jetibá, sob recepção do secretário de Cultura e Turismo Niltinho Capaz, os estudantes conheceram a barragem de Rio Bonito e a hidrelétrica, visitaram a Praça Florêncio Augusto Berger e monumentos, como o Museu da Imigração Pomerana, e assistiram a apresentações culturais de dança pomerana.
Fechando o roteiro, a passagem por Santa Teresa foi marcada pela visita ao Museu Casa Lambert, ao Instituto Nacional da Mata Atlântica – Museu Mello Leitão, à Praça Augusto Ruschi, além de caminhada pelo Centro Histórico do município.
“A atividade contribui ainda para o enriquecimento cultural, histórico e educativo dos alunos, além do aspecto de lazer e recreação, já que muitos alunos não teriam a oportunidade de realizar esse passeio se não fosse por intermédio da escola. Foi um momento único nas vidas escolares deles, que participaram com muito entusiasmo. Além de toda a aprendizagem oportunizada por nossa escola, foi um dia repleto de alegrias e que ficará eternizado na memória dos alunos”, concluiu a diretora Elizangela Mello.
Fonte: Secretaria de Educação