A abertura do Natal Vila Velha 2023 está marcada para o próximo domingo (26), e promete encantar a todos com sua decoração cenográfica que se estenderá por 40 praças em todas as regiões da cidade, incluindo a orla e as principais avenidas, como Champagnat e Lindenberg. A inauguração da iluminação de Natal será realizada em dois locais.
Às 18h30, a praça do Ciclista, em Praia de Itaparica, que brilhará com a magia natalina, apresentando uma decoração que inclui uma árvore de 22 metros, além de outros elementos, como uma locomotiva, um meganoel e quebra-nozes.
Logo em seguida, às 19h30, será a vez da praça Pedro Valares, na Barra do Jucu, iluminar-se. Destaque para a árvore natalina também de 22 metros, que se tornará um ponto alto na região.
O prefeito Arnaldinho Borgo disse que o Natal desse ano será especial e contará com uma energia ainda mais familiar, para unir a cidade e atrair mais turistas. Por isso, cada detalhes, segundo ele, foi pensado com muito cuidado e carinho pela equipe técnica.
“Nossa cidade será iluminada com luzes e com magia que representam a transformação que estamos passando. Vila Velha entra no roteiro turístico de final de ano, onde o turista chega para o Natal e fica até o final do verão. Estamos preparando tudo de forma sincronizada com objetivo de acolher as pessoas e surpreender. Não teremos uma vila natalina só, porque o Parque da Prainha está em obras de requalificação, mas vamos levar o Natal até as pessoas, com cinco vilas menores em cada região administrativa. Luz, cores, movimentos, ornamentação e surpresas vão emocionar esse ano”, avisou o prefeito.
Caravanas Natalinas
Além desses momentos memoráveis, as Caravanas Natalinas percorrerão diversas praças nas cinco regiões do município. E mais Vilas Natalinas serão inauguradas em datas específicas, cada uma com sua própria celebração:
1º de dezembro: Praça de Praia de Gaivotas (em frente ao Epa) – Região 1
4 de dezembro: Parque de Cocal – Região 2
6 de dezembro: Vila Natalina da praça de Vila Garrido – Região 3
8 de dezembro: Praça Deus Pai, em Cobilândia – Região 4
10 de dezembro: Parque Linear Ulisses Guimarães – Região 5
A música também estará presente com Cantatas de Natal nas Vilas Natalinas, acontecendo em várias datas durante o mês de dezembro, proporcionando momentos de alegria e celebração para os moradores e visitantes.
A Educação se faz presente no Natal Vila Velha 2023, com escolas que irão contribuir para a atmosfera festiva das Vilas Natalinas, produzindo árvores de Natal feitas pelos alunos de diversos bairros de todas as regiões do município, totalizando 113 árvores. Para a secretária municipal de Educação, Adriana Chagas Meireles, é uma oportunidade de promover uma grande confraternização entre escola, alunos e famílias.
“É um momento também de celebração para as nossas crianças e adolescentes, já que, além de desenvolver trabalhos artísticos junto às equipes pedagógicas, inclusive com apresentações culturais das nossas UMEIs E UMEFs, caminhamos para o encerramento do ano letivo reforçando os valores de cooperação, solidariedade, integração e harmonia”, afirmou.
Concurso
Além disso, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está promovendo um concurso de decoração natalina, envolvendo proprietários e locatários de residências no município. O concurso visa estimular o espírito natalino, a interação entre os moradores e atrair turistas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online no site da Prefeitura de Vila Velha, entre 20 de novembro e 10 de dezembro. A decoração deve estar pronta até 9 de dezembro, e a escolha dos vencedores ocorrerá nos dias 18 e 19 de dezembro, com divulgação no dia 20 de dezembro.
As residências premiadas receberão a visita do Papai Noel, acompanhada de uma cantata de Natal nos dias 22 e 23 de dezembro. A iluminação e decoração devem ser mantidas até o dia 2 de janeiro de 2024, permitindo que todos possam desfrutar do espírito natalino por mais tempo.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior, “o Natal Vila Velha 2023 promete ser um evento encantador, repleto de luzes, música e celebração, unindo a comunidade em uma atmosfera festiva e acolhedora em várias partes da cidade”.
Fonte: Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e Turismo