Visando desafogar os atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Terra Vermelha, na Região 5, a Prefeitura de Vila Velha está construindo a UBS do bairro Jabaeté, na Avenida Jamaica, com mais de 700 metros quadrados, oito consultórios médicos e quatro odontológicos. Com capacidade de atender, em média, 10 mil pessoas por mês, a UBS de Jabaeté está com 60% da obra concluída e deve ser entregue ainda no primeiro semestre de 2024.
Essa construção teve início em fevereiro de 2023. O investimento é de R$ 4,2 milhões. “É mais uma importante obra para fortalecer o SUS, Sistema Único de Saúde. A área da saúde é um desafio constante e o município está trabalhando muito para ampliar o acesso da nossa população aos serviços públicos. Em breve, a prefeitura vai entregar três novas Unidades Básicas de Saúde na Região 5. Hoje, o município conta com 22 unidades de saúde e, até o final da gestão, serão 29. Dessa forma, vamos levar mais dignidade aos moradores que mais precisam”, destacou o prefeito Arnaldinho Borgo.
Além da obra em Jabaeté, outras duas Unidades Básicas de Saúde em construção, nos bairros Morada da Barra e de Riviera da Barra, vão garantir a ampliação do acesso dos moradores da Região 5 aos serviços públicos de saúde. O prefeito lembrou ainda que, ao todo, sete novas UBS estão em construção, simultaneamente, no município, incluindo ainda as de Paul, Rio Marinho, Novo México e Praia das Gaivotas, na Casa da Mulher Brasileira.
Planejamento
A secretária de Saúde de Vila Velha, Cátia Lisboa, destacou a importância dos investimentos na área. “A atual Unidade de Saúde de Terra Vermelha está com a capacidade de atendimento estrangulada. É muita gente buscando atendimento. A futura Unidade de Saúde de Jabaeté vai atender, em média, 10 mil pessoas por mês. Um ganho gigante para a comunidade. De forma planejada, o município está expandindo o acesso ao serviço público de qualidade na Região 5 e em todo o município”, afirmou.
Para a secretária de Obras e Projetos Estruturantes do município, Menara Cavalcante, esses investimentos reforçam que a saúde é uma das áreas prioritárias da prefeitura canela-verde. “A construção das sete Unidades Básicas de Saúde somam mais de R$ 35 milhões, algumas fruto de parceria com o governo do Estado. O município está abrindo as portas da saúde e dando mais dignidade para as comunidades”, ressaltou.
Menara lembrou ainda que, em 2021, primeiro ano da atual gestão, a prefeitura entregou obras importantes nessa área: a Unidade de Pronto Atendimento de Riviera da Barra e três unidades básicas de saúde, em São Torquato, Divino Espírito Santo e Ataíde. Também merece destaque a entrega, em 14 de julho de 2023, da nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Silvia Valeriano Silva, o Caps Jabaeté, com seis consultórios para atendimento de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos.