Por meio de programa de visitas, empresa apresentou suas instalações em Minas Gerais e no Espírito Santo a estudantes, instituições, comunidades, Poder Público
A Samarco recebeu mais de 1.800 pessoas nos complexos de Germano, em Mariana (MG), e de Ubu, em Anchieta (ES), em 2023, por meio do Programa de Visitas ‘Samarco Aberta’. A iniciativa apresenta as unidades e o processo de produção para estudantes, instituições, organizações, empreendimentos do setor, comunidades e Poder Público. O programa visa ampliar a transparência dos processos da empresa e estreitar as relações com a sociedade, conforme o propósito de fazer uma mineração diferente.
“O Programa de Visitas é uma forma de reforçar nossas relações de confiança e de diálogo com o público externo. É mais uma oportunidade de mostrar que estamos empenhados, de fato, em fazer uma mineração mais segura e sustentável. Essas agendas também são para avaliarmos nossas contribuições para os territórios onde atuamos”, destacou o gerente de Beneficiamento do Complexo de Germano, Edmilson de Freitas Campos.
Em Germano, participaram alunos (as) da Escola Estadual de Antônio Pereira (distrito de Ouro Preto), e dos cursos de capacitação, realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), de Santa Rita Durão (distrito de Mariana) e do município de Catas Altas. Estudantes do Programa de Educação para Democracia: Parlamento Jovem de Catas Altas. Associação Comercial e Empresarial de Santa Bárbara, Grupo AvanTea (grupo de pais e crianças com autismo) e Rio Doce Labs de Mariana. Os visitantes conheceram unidades como o Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI), o Centro de Operações Integradas (COI) e Pontos do Mirante da Mina.
“A iniciativa também foi importante para nos mostrar o interesse das pessoas por conhecer as nossas instalações e saber como funciona o processo de produção. O Samarco Aberta é mais uma ferramenta para aproximar a Samarco das comunidades, empresários locais e Poder Público”, ressaltou o gerente-geral de Operações de Ubu, Alysson Werneck.
Em Ubu, além do COI, as pessoas visitaram a 4ª Usina de Pelotização e o Porto de Ubu.Moradores das comunidades do entorno como Mãe-Bá, Bairro Benavente e Comunidades de Pescadores, Artesãos de Mãe-Bá, representantes do Poder Público e da Câmara de Vereadores de Anchieta, alunos da Rede Pública do município, Jovens do Programa de Formação de Liderança do ES em Ação e Lideranças dos municípios do Litoral Sul estavam entre os participantes dessas agendas. Para 2024, a empresa está avaliando possibilidades de viabilizar visitas para mais pessoas e instituições.
Fonte: Samarco