O mês de abril é dedicado à conscientização sobre o câncer de testículo. A campanha de nome Abril Lilás tem como objetivo reforçar quais são os sinais e sintomas da doença, além de alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce, pois aumenta a chance de cura.
Eduardo Braga de 19 anos faz o tratamento da doença no Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) desde o início desse ano. Ele ressaltou como é fundamental falar sobre esse assunto. “Eu sei que muitos homens sentem vergonha de falar sobre esse tema, mas é extremamente necessário porque às vezes eles podem ter os sintomas e optam por não buscar ajuda. Eu não tive nenhuma ferida ou úlceras, mas tive dor na perna direita, dor no testículo direito e dor na lombar. Sinais que não imaginava que seria câncer”, fala o jovem.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de testículo corresponde a cerca de 5% dos casos de tumores nos homens e afeta aqueles em idade reprodutiva, entre 15 e 50 anos.
O urologista do HEVV, Dr. Gustavo Ruschi, aponta a importância do diagnóstico precoce. “Se a doença for descoberta e tratada no estágio inicial o índice de cura pode chegar a 95%. Mas os homens devem ficar atentos as alterações nos testículos, já que na maioria dos casos os nódulos ou massas testiculares são indolores no momento do diagnóstico”, alerta o médico.
O médico também ressalta que a melhor forma de prevenção é o autoexame. “Os homens devem criar o hábito mensal de fazer o autoexame, assim é possível identificar nódulos ou endurecimento nos testículos ainda na fase inicial do problema. Caso percebam alguma alteração devem procurar o médico para uma avaliação”, destaca Ruschi.
Fonte: AEBES