Artur Jorge sempre diz que o Botafogo vai jogar da mesma forma em casa ou fora. E neste sábado mostrou isso mais uma vez. Com direito à quebra de tabu, o Glorioso venceu o Corinthians pela primeira vez na Neo Química Arena, por 1 a 0, e vai dormir na liderança do Campeonato Brasileiro, com 13 pontos (veja a classificação no fim do texto).
O Botafogo dominou o jogo praticamente os 90 minutos, apesar de ter sofrido uma pressão desnecessária no fim da partida, depois de desperdiçar algumas boas chances de “matar” o confronto. Mas o Glorioso novamente deu uma demonstração de força e que precisa ser respeitado.
O jogo
O jogo começou bem igual em Itaquera, com o Corinthians marcando bem a saída de bola do Botafogo, que por sua vez neutralizava qualquer investida do time da casa. Mas o Glorioso começou a tomar conta da partida depois dos 20 minutos e poderia ter ido para o intervalo vencendo.
Aos 21 minutos, Luiz Henrique cruzou da direita e Marlon Freitas entrou em velocidade sozinho, mas errou a mira e cabeceou para fora, desperdiçando uma chance clara. Seis minutos depois, o Glorioso chegou com perigo novamente e Igor Coronado desviou bola cruzada para fora, quase marcando contra.
O Botafogo manteve o domínio no segundo tempo. E conseguiu abrir o placar aos 13 minutos: Savarino enfiou na esquerda, Cuiabano jogou rasteiro na área com precisão e o artilheiro Júnior Santos não desperdiçou, dando um toque sutil e vazando o goleiro Carlos Miguel, fazendo 1 a 0 para o Fogão.
Depois do gol, o Botafogo teve mais duas chances para “matar” o jogo, fazendo-se valer dos espaços deixados pelo Corinthians, mas não aproveitou. Primeiro com Savarino, após tabela com Óscar Romero, e depois com Júnior Santos, após ótima enfiada do meia-atacante paraguaio.
Assim, o Botafogo acabou sofrendo uma pressão desnecessária no fim, com o Corinthians se lançando totalmente ao ataque. Aos 40 minutos, o time da casa quase empatou: Yuri Alberto finalizou cruzado, John desviou e a bola bateu na trave esquerda. Ainda bem.
Próximos jogos do Botafogo
O Campeonato Brasileiro mal voltou e já terá uma pausa por causa da data Fifa. O Botafogo só volta a campo no dia 11 para encarar o Fluminense, às 20h, no Estádio Nilton Santos. Depois, o Glorioso viaja para encarar o Grêmio, dia 16, no Estádio Alfredo Jaconi – esse jogo ainda pode mudar de local.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 0 X 1 BOTAFOGO
Local: Neo Química Arena
Data-Hora: 1/6/2024 – 21h
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (VAR-Fifa/RN)
Renda e público: R$ 2.614.293,50 / 40.937 pagantes / 41.281 presentes
Cartões amarelos: Wesley e Félix Torres (COR); Luiz Henrique, Óscar Romero, Danilo Barbosa e Marlon Freitas (BOT)
Cartões vermelhos: –
Gols: Júnior Santos 13’/2ºT (0-1)
CORINTHIANS: Carlos Miguel; Matheuzinho (Fausto Vera 38’/2ºT), Félix Torres, Cacá e Hugo; Raniele, Breno Bidon (Ángel Romero 23’/2ºT) e Rodrigo Garro; Igor Coronado, Yuri Alberto e Wesley (Gustavo Mosquito 16’/2ºT) – Técnico: António Oliveira
BOTAFOGO: John; Damián Suárez, Lucas Halter, Bastos e Cuiabano; Danilo Barbosa (Gregore 29’/2ºT), Marlon Freitas e Tchê Tchê (Hugo 42’/2ºT); Luiz Henrique (Óscar Romero 18’/2ºT), Júnior Santos (Yarlen 42’/2ºT) e Savarino (Tiquinho Soares 29’/2ºT) – Técnico: Artur Jorge.
Fonte: Redação FogãoNET