Quatro vans de Transporte Escolar foram apreendidas durante a operação realizada nesta quarta-feira, em Cobilândia. Outros 25 veículos foram fiscalizados. A ação contou com a presença dos agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES), Polícia Civil e Guarda Municipal de Vila Velha.

“Três dos quatro veículos apreendidos estavam circulando clandestinamente. Tinham a faixa amarela indicativa de van escolar, mas não possuíam a placa vermelha, que é utilizada para transporte escolar. Esses são automóveis particulares, que realizam transporte irregular. Já o quarto veículo foi removido, pois estava com a documentação de vistoria atrasado”, explica o Inspetor de Trânsito da GMVV, Abner Nunes.

Durante as abordagens foram constatados que dois motoristas não possuíam o curso para conduzir Transporte Escolar. “Exercer qualquer profissão regulamentada por lei sem ter a formação específica e sem ter a habilitação legal é uma contravenção penal. Foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência contra dois motoristas. Eles assinaram e foram liberados”, ressalta o titular da Delegacia de Delitos de Trânsito, Maurício Gonçalves.

Os agentes verificaram as documentações dos veículos e dos condutores, pneus, tacógrafos, entre outros itens. Também realizaram orientações aos condutores.

Para o Gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran, Jederson Lobato, as ações de fiscalização de Transporte Escolar visam garantir mais segurança aos estudantes. “Essa ações inibem o transporte clandestino. Dessa forma, podemos evitar situações de risco no trânsito para todos e garantir que os alunos possam ir e vir em segurança. A realização de ações integradas assumem uma importância ainda maior no sentido de mostrar para a sociedade que todas as forças de segurança estão unidas na missão de proteger vidas no trânsito”, ressalta.

A Comandante da Guarda Municipal de Vila Velha destaque que outras abordagens serão realizadas. “Iremos realizar outras ações em conjunto com o Detran e com a Polícia Civil outros pontos da cidade. Não iremos parar por aqui. Nosso objetivo é garantir a segurança das crianças e a conformidade dos veículos que prestam esse serviço tão importante”, frisou Landa Marques.

O Secretário de Defesa Social e Trânsito, Major Rogerio Gomes, ressalta a importância dessas ações. “Essas abordagens são essenciais, pois estamos cuidado da segurança das nossas crianças e adolescentes. Além disso, estamos prevenindo acidentes. O município faz seu papel, mas os pais também precisam fazer a parte deles, verificando se o condutor é autorizado pelo DETRAN para desempenhar tal função”, afirma.

A iniciativa foi elogiada por muitos. “Essas abordagens são importantes para a segurança das nossas crianças, pois tiram de circulação as vans não credenciadas”, afirma Jana Sarcinelli.

Fonte: PMVV