Primeiro protótipo da aeronave conhecida como “carro voador”, construído na Embraer de Gavião Peixoto (SP), foi lançado nesse domingo (21/7)

O primeiro protótipo de uma aeronave conhecida como “carro voador”, construído na unidade da Embraer de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo (vídeo abaixo), foi lançado nesse domingo (21/7) durante a Farnborough Airshow, evento da indústria aeroespacial e de defesa na Inglaterra.

A Eve Air Mobility, empresa de mobilidade aérea urbana da Embraer, considera o eVTOL, uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical, como um “marco histórico” pela escala real, abrindo caminho para a fase de testes.

Por ter a maior pista de pouso e decolagem da América Latina, o aeródromo de Gavião Peixoto é cotado para receber os testes da aeronave.

“Nossa equipe global de engenheiros demonstrou dedicação e expertise excepcionais ao montar com sucesso nosso primeiro protótipo eVTOL em escala real”, disse Johann Bordais, CEO da Eve Air Mobility, em nota de divulgação.

“Este é um marco significativo que reforça nosso compromisso com segurança, acessibilidade e inovação. (…) Não estamos apenas criando uma aeronave, estamos construindo um ecossistema abrangente de soluções que moldarão o futuro da indústria de Mobilidade Aérea Avançada”, disse

Fornecedores e testes

Além do lançamento do protótipo, a Eve também anunciou que completou a seleção dos principais fornecedores para sua aeronave eVTOL.

O protótipo já possui uma série de campanhas de testes, “projetadas para avaliar meticulosamente todos os aspectos da operação e desempenho da aeronave, desde as capacidades de voo até os recursos de segurança”, segundo a empresa.

A Eve destacou o seu relacionamento com a Embraer, afirmando que é “capaz de aproveitar os 55 anos de experiência da Embraer no desenvolvimento, design, certificação e produção de aeronaves ao desenvolver seu eVTOL”.

Segundo a empresa, já são contabilizadas 2,9 mil cartas de intenção para aquisição da aeronave.

O “carro voador” usa oito hélices para decolagem e pouso vertical, e asas fixas para voar em linha reta. O design inclui um motor elétrico que empurra a aeronave para frente, “com o objetivo de garantir os mais altos níveis de desempenho, segurança, confiabilidade de despacho e baixo custo operacional”, de acordo com a Eve.

Fonte: Metropoles