O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), acaba de entregar mais seis certificados de Selo Arte para uma agroindústria. A entrega aconteceu com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, durante a abertura da feira de agronegócios RuralTur, que acontece até domingo (08), em Venda Nova do Imigrante.
Com a nova entrega, somam 175 produtos de origem animal produzidos artesanalmente no Estado que levam a certificação, concedendo a venda para todo País. A agroindústria de Venda Nova do Imigrante que recebeu as certificações dos produtos foi a agroindústria Carnielli, que produz e comercializa queijos finos.
O diretor-geral do Idaf, Leonardo Monteiro, salientou que, desde a publicação do Decreto Federal n° 9.918, de 18 de junho de 2019, que traz os requisitos obrigatórios a serem considerados pelos estados e pelo Distrito Federal para a concessão do selo “ARTE”, o Governo do Espírito Santo, por meio do Idaf, vem trabalhando para atender o maior número de agroindústrias para a emissão do certificado.
“O Selo Arte representa oferta de alimentos seguros à saúde, ampliação de emprego e renda para as famílias do campo, valorização do alimento produzido em solo capixaba, fomento do agroturismo e da cultura local e o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, por isso o Selo é um programa prioritário do Governo do Estado, dada a sua importância para a sociedade”, explicou Monteiro.
Lorenzo Carnielli, proprietário da agroindústria Carnielli, recebeu seis dos oitos certificados entregues e já tem 18 produtos com Selo Arte. “O Selo Arte é muito importante para nós, pois possibilita poder levar o nosso produto artesanal, com qualidade, inspeção e segurança alimentar, que antes era comercializado só no nosso município, para todo Brasil, isso de forma simples e rápida, com o apoio do Idaf”, disse.
Os produtos que receberam o Selo Arte nesta quinta-feira (05), foram: queijo tipo morbier fracionado, queijo parmesão reserva especial ralado, queijo maturado fracionado resteia, queijo maturado defumado fracionado resteia, queijo maturado centenário e queijo maturado centenário fracionado.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Idaf