Magistrado foi homenageado em solenidade presidida pelo corregedor-geral, desembargador William Silva, nesta segunda-feira, 23.
O corregedor geral da Justiça, desembargador William Silva, presidiu, na última segunda-feira (23/09), a solenidade de descerramento da foto do desembargador Carlos Simões Fonseca, corregedor-geral da Justiça no biênio 2022/2023, que passa a compor a galeria de fotos de ex-corregedores do Poder Judiciário Estadual.
O evento contou com a presença do presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Namyr Carlos de Souza, do vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), desembargador Dair José Bregunce de Oliveira, de desembargadores, de ex-corregedores, juízes, autoridades, servidores, delegatários, amigos e familiares do homenageado.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador William Silva, abriu a solenidade cumprimentando e agradecendo a presença de todos, bem como destacando a alegria de participar da homenagem ao desembargador que o antecedeu na Corregedoria.
“Ao longo do biênio 2022/2023, o desembargador Carlos Simões Fonseca desempenhou função fundamental na promoção da justiça e na defesa dos direitos fundamentais, principalmente dos menos favorecidos”, declarou o desembargador William Silva, citando realizações do período, como o lançamento do Sigep.
“Com muita determinação e muita visão estreitou, durante esses dois anos, laços com a sociedade, em um extenso calendário de correições presenciais pelo Estado e conseguiu enfrentar os desafios com maestria, demonstrando, ao final, resultados”.
“Parabéns amigo, parabéns irmão, por esse momento. Obrigado pelo legado que deixou na corregedoria, de dedicação, compromisso e comprometimento com o Poder Judiciário e com o exercício jurisdicional”, concluiu.
Em seu pronunciamento, o presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Namyr Carlos de Souza, destacou: “Estamos aqui celebrando não apenas um ciclo, mas o ingresso definitivo do desembargador Carlos Simões Fonseca na memória viva da Corregedoria Geral da Justiça. Este ato representa a materialização de toda a sua contribuição inestimável para a justiça capixaba”, declarou.
“Durante o biênio, o desembargador Carlos Simões empenhou-se em implantar boas práticas na corregedoria, sempre com uma visão moderna. Em seu dedicado exercício funcional, realizou em 224 unidades judiciárias de primeira instância, em 215 serventias extrajudiciais, correições, visitando 54 comarcas do Estado e durante todo esse período, buscou o aperfeiçoamento das atividades correicionais e ações que visassem a aproximação da corregedoria geral dos servidores, magistrados e dos próprios jurisdicionados”, declarou o desembargador Namyr.
Em seguida, foi realizado o descerramento da foto, com a participação do homenageado, do corregedor-geral, do presidente em exercício e dos familiares do homenageado.
Encerrando a cerimônia, o desembargador Carlos Simões Fonseca, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado, recordou alguns momentos emocionantes da sua passagem pela corregedoria, como quando entregou títulos de regularização fundiária em Ibatiba. E agradeceu a homenagem, destacando o apoio que recebeu durante o período em que esteve à frente da Corregedoria, de desembargadores, juízes corregedores, servidores e colaboradores da CGJ, bem como de delegatários e da sua família.
E agradeceu a homenagem:
“Fico sem palavras para agradecer tudo o que foi dito a meu respeito, mas eu quero dizer que realmente só tem noção do que representa a Corregedoria Geral de Justiça aqueles que por aqui passam. Não é um trabalho qualquer, a corregedoria tem atividades que vão muito além da fiscalização. Se não fossem vocês talvez eu não tivesse conseguido realizar o trabalho. Um abraço a todos”, agradeceu o desembargador Carlos Simões, pedindo uma salva de palmas para toda a equipe da Corregedoria.
A fotografia do desembargador Carlos Simões Fonseca ocupa o 41º lugar na galeria dos corregedores, situada no hall de entrada do prédio da Corregedoria Geral da Justiça, na Avenida João Batista Parra, nº 320, na Enseada do Suá, em Vitória.
Fonte: TJES