A Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), lança, nesta segunda-feira (07), edital de chamamento público a fim de selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para ser parceira na gestão administrativa para a execução do projeto biblioteca transcol. A iniciativa envolve a operação completa dos dez módulos localizados nos terminais do sistema Transcol, na Região Metropolitana da Grande Vitória, e possibilita o acesso à leitura a um número cada vez mais diversos e mais amplo de cidadãos capixabas.

As inscrições seguem até o 05 de novembro e podem ser realizadas on-line, via Mapa CulturaAQUI.

Anexos do Edital AQUI.

A Biblioteca Transcol atende à população que circula diariamente em todos os terminais de ônibus do Sistema Transcol localizados na Grande Vitória: nos municípios da Serra (Terminais de Jacaraípe, Laranjeiras e Carapina); Vila Velha (Terminais de Vila Velha, Itaparica, Ibes e São Torquato); e de Cariacica (Terminais de Jardim América, Itacibá e Campo Grande). Criada inicialmente no terminal de Laranjeiras, no município da Serra, no ano de 2007, a Biblioteca Transcol, atualmente, conta com mais de 27 mil usuários cadastrados e já emprestou quase 2 milhões de exemplares de livros e demais publicações.

A relevância social do Projeto Biblioteca Transcol verifica-se tanto pela quantidade de pessoas que passam pelos terminais do Transcol – cerca de 525 mil por dia, considerando dias úteis –, o que potencializa o efeito da oferta de livros em um local de grande circulação de pessoas, quanto pelos resultados obtidos ao longo dos anos.

Seleção da OSC

O Chamamento Público pretende selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) capacitada para a gestão e operação dos dez módulos da Biblioteca Transcol pelo prazo de 36 meses, podendo ser prorrogado por igual período, conforme condições estabelecidas neste Edital.

A OSC selecionada deverá ser responsável por:

–  Aquisição de equipamentos e mobiliários para o atendimento ao público;

–  Atualização de acervos;

–  Atendimento ao público, empréstimo e catalogação dos livros;

–  Mediação de leitura com os usuários;

–  Realização de atividades culturais;

–  Comunicação das atividades do projeto;

–  Gestão e manutenção dos módulos, atividades e equipamentos neles contidos, incluindo manutenção dos totens de autoatendimento e fornecimento de internet para os equipamentos.

 Histórico

Em 2007, uma parceria entre a Secult e a Companhia Estadual de Transportes Urbanos (Ceturb-ES) viabilizou a instalação de uma biblioteca itinerante, cujo acervo circularia pelos terminais de ônibus do Sistema Transcol na Grande Vitória. O projeto evoluiu e, em vez de uma única biblioteca itinerante para todos os terminais, optou-se pela instalação de bibliotecas fixas em cada um dos terminais rodoviários da Região Metropolitana da Grande Vitória.

A relevância social da Biblioteca Transcol, um dos projetos da Divisão Itinerante da Biblioteca Pública do Espírito Santo, se verifica pelos resultados obtidos ao longo dos anos, desde sua implantação, sendo mais de 27 mil usuários cadastrados e média de 200 mil serviços realizados por ano à população que diariamente circula por esses terminais. 

Saiba mais: https://secult.es.gov.br/biblioteca-publica-do-espirito-santo-2

Dúvidas? https://secult.es.gov.br/bib-transcol
Telefone: (27) 3137-9351

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secult