O certame trará a criação do cargo de Oficial Investigador de Polícia (OIP), carreira que unificará três funções tradicionais da corporação: Investigador, Agente de Polícia e Escrivão.
Está confirmada a realização do novo concurso público para a Polícia Civil do Estado (Concurso PC ES), que contará com a oferta de 1.000 vagas!
O certame trará a criação do cargo de Oficial Investigador de Polícia (OIP), carreira que unificará três funções tradicionais da corporação: Investigador, Agente de Polícia e Escrivão. O cargo exige curso de nível superior em qualquer área de formação e conta com salário inicial é de R$ 5.103,84.
Esse processo de criação da carreira faz parte de um Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa do estado.
O delegado-geral da PC ES, José Darcy Santos Arruda, já havia falado sobre esse novo concurso da Polícia Civil do Espírito Santo voltado para cargos da área investigativa.
Com esse quantitativo, o delegado-geral, José Darcy Santos Arruda, pretende criar um cadastro de reserva e convocar, a cada ano, 350 aprovados na seleção. As informações foram repassadas durante entrevista cedida ao jornal A Gazeta.
Principais informações — Concurso PC ES
- Órgão: Polícia Civil do Espírito Santo
- Situação: confirmado
- Vagas: 1.000 anunciadas
- Cargos: Oficial Investigador de Polícia (OIP)
- Escolaridade: nível superior
- Remuneração: até R$ 5.103,84
- ACESSE AQUI O CURSO PREPARATÓRIO
Para ingresso no cargos da Polícia Civil do Espírito Santo, é necessário atender aos requisitos específicos a seguir:
Auxiliar Perícia Médico-Legal: Certificado de conclusão do Ensino Médio e CNH Categoria “B” ou superior.
Escrivão de Polícia: Nível superior completo em Direito, instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, devidamente registrado.
Investigador: Certificado de conclusão expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, devidamente registrado, em qualquer curso de Nível Superior e CNH Categoria “B” ou superior.
Médico Legista: Nível superior completo em Medicina, em instituição ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e Registro no Conselho Regional de Medicina.
Perito Oficial Criminal: Certificado de conclusão expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, devidamente registrado, na área específicas; CNH Categoria “B” ou superior.
Delegado: É necessário possuir o diploma de bacharel em Direito, expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e três anos de prática forense (após a colação de grau) ou de atividade policial, comprovadas na data da posse.
No geral, os candidatos do concurso PC ES são avaliados por meio das etapas descritas a seguir:
- Exame Intelectual
- Perícia Médica (para candidatos com deficiência)
- Teste de Aptidão Física (TAF)
- Teste de Digitação (para o cargo de escrivão)
- Exame Médico e Toxicológico
- Exame Psicológico
- Investigação Criminal e Social
- Prova oral (apenas para delegado)
- Avaliação de Títulos (apenas para cargos de nível superior)
- Comprovação de tempo mínimo de prática forense ou de atividade policial (apenas para delegado)
- Curso de Formação Profissional
Quer garantir a sua vaga no concurso PC ES?
Intensifique a sua preparação e aumente as suas chances de nomeação no concurso PC ES. O Focus Concursos oferece toda a estrutura necessária para a sua aprovação com aulas online dinâmicas, didáticas e que abordam o assunto de uma maneira fácil de entender! Clique aqui para ver o curso preparatório para PC ES.
Fonte: FOCUS CONCURSO