A oficina foi realizada no Cetea do Hospital Evangélico

Uma manhã de sorrisos, alegria e aprendizado! Assim foi a 1ª oficina rentável promovida no Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea) do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) para as mães dos pacientes.

Enquanto os filhos estavam sendo atendidos pelos profissionais do Cetea, as mães estavam participando da oficina de decoração de pirulitos de chocolate com tema natalino. Andreia Nogueira da Silva foi uma das participantes e deu o seu depoimento.

“Eu estou tão grata por tudo. Vocês não têm noção do bem que estão fazendo para mim. Hoje estou aprendendo uma atividade nova que no futuro pode ser opção de mais uma renda para minha família. Só sei agradecer a ajuda que estou recebendo aqui”, disse Andreia, que é mãe de Edson Júnior Nogueira, de 9 anos, que faz o acompanhamento no Cetea.

O curso foi conduzido por uma doceira voluntária, Keyla Barbosa, no próprio Cetea, localizado no bairro Alecrim, em Vila Velha, na quarta-feira (27). Todos os ingredientes utilizados na oficina foram doados pelo hospital.

“Estou emocionada de estar aqui passando o meu conhecimento para essas mães. No começo ter essa habilidade manual pode ser difícil, mas com o tempo eu sei que elas farão pirulitos lindos e poderão ganhar dinheiro com essa atividade. Foi muito gratificante para mim”, ressaltou Keyla Barbosa.

Essa foi a primeira oficina rentável oferecida para as mães dos pacientes do Cetea e de acordo com o coordenador do centro de tratamento, Marcos Vinícius dos Santos, muitas outras oportunidades acontecerão no ano de 2025.

“O que nós queremos é gerar autonomia para essas mulheres que se dedicam tanto aos seus filhos. Essa é só a primeira das várias oficinas que estamos planejando e vamos oferecer para as mães atípicas. Nossa proposta é sempre acolher o paciente e a sua família durante o tratamento”, reforça Marcos Vinícius dos Santos.

Ao final do curso, todas as mães agradeceram a iniciativa do HEVV. “Muito obrigada por cuidarem da gente, momentos como esse são extremamente valiosos para nós”, pontuou a mãe de Edson Júnior, a dona de casa Andreia Nogueira.    

Fonte: AEBES